2009-01-30

Tertúlias de Saúde Ambiental, sem Técnicos de Saúde Ambiental


A SPSA, Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental, anuncia no seu sítio (“site”) a realização no próximo dia 09/03/06 de uma tertúlia na qual o tema em discussão será “Saúde Ambiental nos Serviços de Saúde Pùblica”.

A tertúlia terá lugar – de acordo com o anúncio-convite - no restaurante “Fábrica Braço de Prata”, em Lisboa, e terá como convidados – apresentados como "tertulianos" – Mário Durval e Rui Portugal, Médicos de Saúde Pública.

O projecto – ciclo de Tertúlias de Saúde Ambiental – parece-nos interessante e o local escolhido para a primeira tertúlia é excelente. Também o tema seleccionado é promissor de uma discussão animada. Todavia, devemos chamar a atenção da entidade organizadora para um aspecto que entendemos como relevante: para animar a tertúlia não está prevista a participação de Técnicos de Saúde Ambiental: os profissionais de saúde convidados são MSP…

1 comentário:

Saúde Ambiental (ESTeSL) disse...

Colega, deixo-lhe aqui um comentário por interposta pessoa.


Caro Jornal de Saúde Ambiental,

Muito obrigado por divulgar as “Tertúlias de Saúde Ambiental”.

Gostaríamos de esclarecer que os membros da SPSA não são apenas Técnicos de Saúde Ambiental mas sim todos os profissionais com interesse na área científica – Saúde Ambiental (técnicos de saúde ambiental, filósofos, economistas, arquitectos, médicos, engenheiros, etc.).

Os tertuliados em destaque nesta primeira tertúlia são dois profissionais que a organização convidou por considerar que, face ao seu currículo profissional, estarão numa situação privilegiada para transmitirem uma perspectiva das estratégias nacionais para a Saúde Ambiental nos Serviços de Saúde Pública. O que seguramente terá interesse para todos os que fazem saúde ambiental em serviços de saúde pública de onde naturalmente se destacam os TSA.

As tertúlias serão assim momentos de debate onde se espera que os que lá estejam colaborem, por isso lembramos que tertulianos serão todos os presentes, aqueles que se apresentam no convite serão apenas dinamizadores.

Consideramos a forma como colocou a notícia muito útil, uma vez que permitiu clarificar os objectivos desta acção e iremos proceder à correcção do nome tertulianos para “tertulianos dinamizadores”.
Contamos com a sua presença para “tertuliar” connosco.

A Direcção da Sociedade Portuguesa Saúde Ambiental