2008-08-18

As cegonhas e as alterações climáticas


As alterações climáticas e o aquecimento global afectam as condiçoes ecológicas das mais diversas regiões da terra. Algumas das perturbações são violentas, catastróficas, e objecto de notícia nos órgãos de comunicação social, sobretudo na televisão que sem pudor repete as imagens de tragédia que ilustram as inundações e as secas, os tornados e os tufões. Outras são mais discretas, silenciosas mas não menos significativas.

No sul de França, em Lattes, na região de Hérault, no inverno as cegonhas já não cumprem o ciclo migratório, voando para a península ibérica ou para o norte de África. Como noticia o Journal du Développement durable, instalaram-se em permanência. A informação foi divulgada por especialistas de La Maison de la Nature que estudam aquelas aves há uma dezena de anos.

Resta-me esperar que as muitas cegonhas que todos os anos reconstroem os ninhos no topo dos postes de electricidade nas cercanias de minha casa e que me anunciam a chegada do outono optem também por ficar por aquí, abandonando a emigração. Mas receio bem que brevemente a minha filha já não possa indicar o local onde o pai mora, como me contou no sábado enquanto viajávamos pelo Alentejo, dizendo com ironia que “é pelo caminho das cegonhas”...

................................
Ilustração: Imagem recolhida em “O voo da Bonelli”

1 comentário:

Transgênicos Não! disse...

Muito triste saber isso das cegonhas... aliás, não só delas mas vários pássaros também deixaram de migrar. Infelizmente, nossas atitudes estão alterando todo o ambiente.
Gostei do site. Parabéns
Transgênicos Não!