2006-01-26

Sweet Fleming

Oiço Je me souviens du doux instant, de Glinka, sobre um texto de Puskin. A interpretação é de Mischa Maisky, ao cello, acompanhado ao piano por Pavel Gillilov. É a 5ª. Faixa de Vocalise – Russian Romances, o primeiro CD (*) dos doze (12) que compõem o prémio que me foi concedido pelo Júri do passatempo Sweet Fleming promovido pelo Jorge Rodrigues, autor e apresentador (desde o início do ano com a Andreia Lúpi) do programa Ritornello transmitido diariamente (de segunda a sexta-feira) pela Antena 2.

Deixo-me envolver pelo nostalgia – aqui, no meu sítio, aonde se acede pelo caminho das cegonhas e onde não há o menor ruído que perturbe a audição – e lembro-me de “(…) doce fruito, / Naquele engano da alma, ledo e cego (…)”, versos de Camões que furtivamente usei para título (“Meu doce engano...") de uma estória cuja acção decorre em Mocuba, no interior da Zambézia, em Moçambique, e que o Roberto Cordeiro aceitou publicar no suplemento "Onda Jovem", do Notícias, de Lourenço Marques (Maputo, hoje), no início dos anos 70, do século passado.

Lembro-me, também, de uma leitura antiga, de Ilya Ehrenburg: ... No andar de cima, alguém toca violoncelo e o som plangente comove o narrador… – Como eu lamento não ter a biblioteca arrumada. Agora, não me seria difícil recolher (suponho ser este o título) A Viela de Moscovo e sentar-me, diante da lareira onde a lenha arde, com um cálice de vodka (Stolichnaya, de rótulo verde, de preferência), acender um cigarro e retomar a leitura. Interrompida há talvez 40 anos, na Covilhã, provavelmente num dos bancos do Jardim do monumento a Nossa Senhora da Conceição, onde me refugiava para ler. E onde, por vezes, a PML (de “O Meu despertador”, que publiquei no Juvenil do República, coordenado pelo Orlando Neves) me achava. Um sorriso ladino e loiro…

Decidi bem ao propor ao Paulo Ochoa (da Universal Music) que seleccionasse os CDs do prémio com o mesmo gozo com que eu, em abstracto, enquanto conduzia o carro de regresso a casa, seleccionei os sabores e os misturei para compor a receita do doceRitornello”…
………………….

(*) Deutch Gramophone, 2005. Nº. de catálogo: 00 289 477 5743

Sem comentários: