2008-08-27

Arquitectura e “criatividade” – II


Depois de publicarmos o “postArquitectura e “criatividade”… decidimos começar a coleccionar os trechos que por diferentes motivos nos surpreendem enquanto, por dever de ofício, lemos e analisamos a “Memória Descritiva e Justificativa” dos projectos que apreciamos. A coleccionar e a divulgar.

Neste âmbito, hoje servimos mais um naco de boa prosa técnico-científica cortado na “Memória Descritiva e Justificativa” de um projecto de alterações de um Estabelecimento de Restauração. Vale a pena saborearmos o primor literário:

“(…) a ideia original para o funcionamento era fornecer frangos assados para o exterior. No entanto, começaram a surgir clientes, que pediam para lhes servirem “um franguinho” para o comerem no local, como petisco ou mesmo como refeição. Mais uma alteração afim de satisfazer os clientes”. E o técnico que assina o projecto de arquitectura conclui, no parágrafo seguinte: - “Passo a passo, a requerente “arrumou” definitivamente o estabelecimento de forma a satisfazer todos os seus clientes”.
...................

NC: - Por razões óbvias, não identificaremos os autores dos projectos. Todavia, para evitar interpretações susceptíveis de afectar a imagem dos arquitectos, enquanto classe profissional, decidimos passar a mencionar no "post" se os autores dos projectos são ou não são arquitectos. Neste caso, o autor do “Projecto de Arquitectura” não é arquitecto.
………………………….
Ilustração: Imagem recolhida em KHouse 2000

Sem comentários: