2008-08-01

Arquitectura e "criatividade"...


Uma das competências dos TSA que exercem a profissão no Serviço de Saúde Pública dos Centros de Saúde consiste na apreciação de projectos para a emissão de Parecer Sanitário. Um Parecer que objectiva (de modo muito sintético) a prevenção das condições de salubridade e de segurança das habitações e dos estabelecimentos pela avaliação das condições hígio e técnico-sanitarias dos projectos de arquitectura.

Os projectos, enviados aos Centros de Saúde pelas entidades licenciadoras, são (ou devem ser) acompanhados por uma “Memória Descritiva e Justificativa”. Um documento que normalmente é de chapa, isto é: no texto só se altera o nome do requerente e o local do estabelecimento ou da moradia.

Por vezes, porém, os responsáveis pelos projectos alteram aquele documento. Por vezes, também, com muita criatividade - com ideias luminosas.

Como neste trecho de boa literatura técnico-científica que recolhemos na “Memória Descritiva e Justificativa” – no caso concreto, designada por “Memória Descritiva (arquitectura)” – de um projecto que nos coube analisar: - “(…) pretende-se, assim, que a área afecta a pastelaria (…) passe também a snack-bar, servindo mini-refeições (bifanas ou hambúrgueres). A pretensão não implica a realização de quaisquer obras de adaptação, visando apenas diminuir a possibilidade de conflitualidade com os serviços da ASAE” (*).

Excelente, não é?....

...................

(*) O sublinhado (negrito) é da nossa responsabilidade.


...................................................
NC: Um esclarecimento, a posteriori, que acrescentamos depois da NC que publicámos em Arquitectura e “Criatividade” - II: - o autor do “Projecto de Arquitectura” não é arquitecto.

……………
Ilustração: Imagem recolhida em Portal Planeta Educação

Sem comentários: