Os bombeiros foram chamados para combaterem um incêndio que teria eclodido num estabelecimento de saúde, num Centro de Saúde. Quando chegaram, a porta estava fechada e não havia ninguém para a abrir.
“Os operacionais tiveram que esperar meia hora pela chave. Uma das pessoas que podia abrir as instalações estava ausente e teve que ser o director a interromper uma viagem e voltar à cidade para resolver a situação” – noticia o semanário “O Mirante” (edição de 08/05/15), que acrescenta: - “Por acaso não havia fogo e o fumo que foi avistado por vizinhos devia-se a uma avaria no ar condicionado, mas esta situação veio demonstrar que a falta de planos de emergência das instalações de saúde na região pode ter consequências graves”.
Na região e no país, observamos nós. Que sabemos que serão poucos os Centros de Saúde – Sede e/ou Extensões – que terão Plano de Emergência. E, ainda menos, as unidades de saúde onde se terão realizado simulacros para se avaliar a eficiência dos planos de emergência existentes.
No entanto, nós (MSP e TSA) não nos inibimos de verificar se os estabelecimentos que vistoriamos, particularmente Escolas, Lares e Creches, têm o Plano de Emergência aprovado e testado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Porque será?
Decerto que não será por falta de profissionais (de saúde) habilitados. Os TSA, licenciados em Saúde Ambiental, são Técnicos Superiores de Higiene e Segurança no Trabalho…
“Os operacionais tiveram que esperar meia hora pela chave. Uma das pessoas que podia abrir as instalações estava ausente e teve que ser o director a interromper uma viagem e voltar à cidade para resolver a situação” – noticia o semanário “O Mirante” (edição de 08/05/15), que acrescenta: - “Por acaso não havia fogo e o fumo que foi avistado por vizinhos devia-se a uma avaria no ar condicionado, mas esta situação veio demonstrar que a falta de planos de emergência das instalações de saúde na região pode ter consequências graves”.
Na região e no país, observamos nós. Que sabemos que serão poucos os Centros de Saúde – Sede e/ou Extensões – que terão Plano de Emergência. E, ainda menos, as unidades de saúde onde se terão realizado simulacros para se avaliar a eficiência dos planos de emergência existentes.
No entanto, nós (MSP e TSA) não nos inibimos de verificar se os estabelecimentos que vistoriamos, particularmente Escolas, Lares e Creches, têm o Plano de Emergência aprovado e testado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Porque será?
Decerto que não será por falta de profissionais (de saúde) habilitados. Os TSA, licenciados em Saúde Ambiental, são Técnicos Superiores de Higiene e Segurança no Trabalho…
……………………….
Ilustração: Desenho recolhido em Casa do Tinoni
Ilustração: Desenho recolhido em Casa do Tinoni
Sem comentários:
Enviar um comentário