2008-05-27

Parábola da Rotina


Todas as manhãs, de segunda a sexta, um homem passava no seu passo apressado em frente a uma relojoaria. Olhava para o relógio pendurado à porta e acertava por ele o seu relógio de pulso. Lá dentro, o relojoeiro resistiu durante meses a este ritual. Até que um dia, decidiu-se: colocou-se à porta, à espera do transeunte habitual. E, quando ele passava, sem se deter, acertando mais uma vez o relógio enquanto estugava o passo, atirou-lhe:

- Que grande preocupação em andar à hora certa!

O outro retorquiu-lhe:

- Sabe, sou locutor de rádio e, de cinco em cinco minutos eu costumo informar a hora certa aos meus ouvintes, guiando-me pelo meu relógio, pois não me fio muito no que tenho na cabina.

- O relojoeiro disparou em gargalhadas.

- Sabe? Nós costumamos acertar o relógio da porta pelo seu programa de rádio!
”.

Fernando Correia de Oliveira, o autor desta estória – que recolhemos no editorial de “Cronos – Pilares do Tempo”, uma publicação distribuída pelo “Público” (edição de 08/05/12) – observa, à guisa de comentário, que “Esta é, afinal, uma versão do abissus abissum invocat, a parábola dos evangelhos em que um cego guia outros cegos… para o abismo”.

As parábolas são para interpretar livremente. Todavia, se os leitores do JSA nos permitem induzir uma reflexão, sugerimos aos TSA (que exercem a profissão nos Centros de Saúde) que, após a leitura daquele texto, se interroguem sobre a rotina, sobre as actividades de rotina que desenvolvem com o (quase absoluto) convencimento de que estão a trabalhar em Saúde Ambiental…

……………………….
ND: abissus abissum invocat, um abismo chama outro.

………………………………………
Ilustração: Imagem recolhida em Non Liquet

Sem comentários: