2007-09-18

“O Mundo sem nós”


Depois de nos termos questionado sobre a importância da Terra, após o desaparecimento do Homem – “ Para que servirá a Terra sem a presença humana? "–, lemos na revista Sábado (edição de 07/08/30) uma entrevista a Alain Weisman que a jornalista Patrícia Cascão apresenta sob o título de “Se a humanidade desaparecesse… ”.

Alain Weisman é professor de jornalismo e de Estudos Latino-Americanos na Universidade de Arizona, no EUA, escreve sobre ciência e é o autor do livro “The World Without Us” – “O Mundo Sem Nós” – que, em Novembro, será editado em Portugal pela “Oficina do Livro”.

Ao longo da entrevista, Alain Weisman vai apontando causas para o desaparecimento da humanidade – o crescimento da população, a escassez de recursos vitais (água potável e alimentos), as alterações climáticas… – e propondo soluções para “reequilibrar o impacto humano com o planeta”, como o controlo da natalidade pela adopção do princípio maotsetunguiano de “um filho por casal”…

Interessantes, mas não absolutamente inéditos, são os cenários que o autor de “The World Without Us” desenha para o planeta Terra na ausência do Homem: a água inundaria e destruiria as cidades, nem todas as espécies animais se adaptariam para sobreviver, a dispersão dos gases das radiações das estações nucleares, a resistência dos plásticos que demorariam milhares de anos a serem decompostos, as ondas de rádio que continuariam durante milénios…

Todavia, a hipótese de sobrevivência da espécie humana e o eventual retorno à Terra não é definitivamente abandonada. Na entrevista, Alain Weisman sempre diz que “Já estamos a falar em colonizar o espaço e os cientistas acham que devemos fazer isso rapidamente se queremos sobreviver”…

Provavelmente, iremos ler o livro. Provavelmente, também, dezenas ou milhares de anos depois do caos, a Terra terá outros Deuses e porventura as mesmas doutrinas…

………………….
Ilustração: Imagem recolhida em
http://www.arscientia.com.br/materia/ver_materia.php?id_materia=398

Sem comentários: