2007-09-24

Saúde Escolar – Educação Sexual


No início de um novo ano lectivo, retomam-se – no terreno – as actividades que se desenvolvem no âmbito do Programa de Saúde Escolar. Nas reuniões que se sucedem, envolvendo profissionais de saúde de diferentes áreas, um dos temas recorrentes é a Educação Sexual.

Nessas reuniões, enquanto se discute este tema, eu – TSA, membro da Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde onde exerço a profissão – oiço e mantenho-me calado. Todavia, na próxima reunião, chamarei a atenção dos outros elementos da Equipa para o estudo “As vivências Sexuais dos Jovens da Beira Interior”, de Patrícia Domman Alçada Rosa Brancal, que o Jornal do Fundão (edição de 07/09/20) divulgou através de uma entrevista com a autora, licenciada em Gestão de Empresas e docente, na área da formação profissional, no Instituto de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco e na Escola Tecnológica da Beira Interior na Covilhã.

A tese de mestrado em Educação Social – na UBI, Universidade da Beira Interior – de Patrícia Brancal será um excelente instrumento de trabalho. Como disse a autora, no decurso da entrevista, “fala-se tanto da alimentação saudável, de exercício físico. A sexualidade está ao nível dessas preocupações de saúde e é isso que eu gostaria que passasse para as pessoas”.

…………………………
Ilustração: Fotografia recolhida em
http://www.ipg.pt/ese/divulgacao_evento.asp?ev=100

Sem comentários: