2007-08-08

A importância da “Soma”


No Editorial - "O Nosso admirável Portugal novo" - da edição de ontem (07/08/07), depois de comentar a Resolução do governo aprovada na reunião do Conselho de Ministros de 07/08/02, Resolução que aprova um conjunto de medidas de reforma da formação profissional, José Manuel Fernandes, Director do “Público”, sugere como leitura de verão “O Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley.

Depois de lermos o Comunicado do Conselho de Ministros, no qual se anuncia a aprovação daquela Resolução, que prevê o estabelecimento do Sistema Nacional de Qualificações e a criação do Quadro Nacional de Qualificações, o Catálogo Nacional de Qualificações e a Caderneta Individual de Competências, nós recomendamos também a leitura dos ensaios que 30 anos depois o próprio Aldous Huxley recolheu em “O Regresso ao Admirável Mundo Novo”.

Duas leituras distintas, com um mesmo objectivo: compreender a sociedade em que vivemos e os riscos a que nos expomos. Ou, se quisermos, por outras palavras, saber da importância da Soma na felicidade dos cidadãos.

……………………………….
Ilustração: Imagem recolhida em
http://www.cuidardoser.com.br/estrategias-da-manipulacao.htm

Sem comentários: