2007-01-18

Perspectivas…


Ao consultarmos o site da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos – a que os leitores do JSA poderão aceder clicando sobre o endereço postal do coordenador, na coluna ao lado – soubemos que a Junta de Freguesia de Marinhais editou um folheto desdobrável para informar a população sobre um novo serviço que se propôs prestar: a recolha de lixos especiais.

O português usado na redacção talvez não seja o melhor. Mas, neste caso concreto, é um pormenor secundário.

O folheto está ilustrado com duas fotografias.

Numa, de acordo com a legenda, figuram “Funcionários da Junta de Freguesia de Marinhais a recolher lixo nos Ecopontos”. É uma fotografia susceptível de ter uma função pedagógica: a recolha é manual, os trabalhadores não usam EPI (Equipamentos de Protecção Individual) e a viatura (um tractor com reboque) talvez precise de restauro.

Na outra, provavelmente para que se estabeleça uma relação entre a higiene urbana e a saúde, a legenda informa-nos sobre a utilização do edifício que vemos: - “Posto de Saúde de Marinhais e Farmácia União”. O edifício tem quatro pisos. Mas os leitores do JSA (que não conhecem aquela vila ribatejana) não se iludam: o Posto de Saúde e a Farmácia só ocupam o 1º piso, o rés-do-chão…

Sem comentários: