2007-01-17

Boletim “Saúde Publica ao Centro”


A Saúde em Meio Escolar é o tema do Número 6 (*) do Boletim “Saúde Pública ao Centro”, do Centro Regional de Saúde Pública do Centro - a que os leitores do JSA poderão aceder através do microsite daquele CRSP na página da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Inclui dois trabalhos, um sobre as condições de Segurança, Higiene e Saúde nos estabelecimentos escolares e o outro sobre um projecto escolar de Educação Ambiental.

O primeiro, “Condições de Segurança, Higiene e Saúde nas escolas do concelho de Leiria”, é da autoria de Olinda Sá Marques e Regina Costa, Técnicas de Saúde Ambiental. O segundo, " Projecto Ambiental “Crescer para uma Nova Vida” – projecto escolar em Saúde Ambiental”, é assinado em conjunto por Cristina Madeira, Engenheira Química, e Cristina Santos e Esmeralda Santos, Técnicas de Saúde Ambiental.

No Editorial, escreve José Manuel Azenha Tereso, Delegado Regional de Saúde do Centro, que “É com particular satisfação que o CRSPC edita mais um número do Seu Boletim (…), desta feita dedicado à Saúde em Meio Escolar. Publicamos dois artigos da autoria de profissionais de saúde pública (…) que espelham o empenho de todos os profissionais da Região (…)”.

Não duvidamos, até porque a qualidade dos artigos publicados é indiscutível. Mas, embora possamos ser acusados de parcialidade – o que o conteúdo do JSA desmente –, entendemos que o autor do prefácio devia ter evidenciado que as autoras (quatro das autoras) são, além de profissionais de saúde pública, profissionais de saúde ambiental.
..........................
(*) No ano passado, em Agosto, divulgámos a publicação do Boletim Número 5 – também “preenchido com temas de saúde ambiental”.

Sem comentários: