2006-10-26

Hora de Inverno


Estamos no Outono. Chove. Os dias amanhecem cinzentos. No próximo fim-de-semana, adoptaremos o horário de Inverno. Na noite de sábado para domingo, atrasaremos os relógios. Uma hora. Para a semana, enquanto tomar o pequeno-almoço, lá fora será ainda de noite. Não sei se ouvirei (não é metáfora) o cantar dos galos. Provavelmente não. O despertar dos galos não obedece a critérios políticos. Mas continuarei a acompanhar as notícias. Transmitidas pela TVI – se, entretanto, não corrigir a posição da parabólica que a última ventania quase derrubou –. E ficarei a saber tudo, tudo sobre o que se passa no mundo. No mundo do futebol (a principal matéria objecto de notícia) aqui em Portugal. E no estrangeiro, sobretudo na Europa. No resto da Europa, onde os cidadãos não acedem à TVI. E acordam uma hora mais cedo. Sim, enquanto por aqui são quase oito horas, do outro lado da fronteira já são nove.

Estamos atrasados em relação à Europa, ao resto da Europa. Uma hora. E que hora!....
.....................

2 comentários:

Fuzzo disse...

Boas, ja alguma vez ouviu falar em meridianos??? Não me parece, estude um pouco mais sobre o "sitio" que lhe dá vida... Ja agora creio que para a semana em vez de estar a tomar o pequeno almoço ao som das corujas vai mesmo estar a ouvir aquele galo que, deseperadamente espera ter na sua mesa ao almoço do dia 25 de Dezembro, aproveite vai ter mais uma hora para dormir, embora esse grande despertador com crista e com a mania que tem na alma o GMT, ande enganado, ja era tempo de lhe contar a verdade.... Abraços

teessea disse...

Embora me pareça que a questão inicial roce a impertinência, agradeço-lhe a recomendação. Mas permita-me que lhe observe que, se acerta enquanto “observador de aves”, erra quanto à leitura dos fusos. Os galos não se enganam. E, como sabe, as corujas – pássaros noctívagos – estão-se nas tintas (o recurso a uma locução popular é intencional) para as opções políticas (Decreto-Lei Nº. 17/96, de 8 de Março - http://www.dre.pt/pdf1sdip/1996/03/058a00/04690469.PDF).