2006-01-25

Produção agro-industrial da carne

Um leitor do JSA recomendou-nos a divulgação de Meatrix, um pequeno filme animado (em Flash) que denuncia as condições de produção agro-industrial da carne que consumimos e dos riscos ambientais e de saúde pública associados à actividade.

Como se escreveu no Seattle Post Intelligencer "O Meatrix atinge algo que nós não pensávamos que fosse possível – uma divertida revelação dos males da produção agrícola industrial".

Corroboramos a recomendação do Luís Aleixo, TSA, e propomos aos leitores o visionamento do filme
Meatrix, produzido por Free Range Graphics em conjunto com o Centro de Acções e Recursos Globais para o Meio Ambiente (GRACE), cuja sinopse apresentamos a seguir (no texto original, em português do Brasil).

Sinopse

Ao invés de Keanu Reaves, a estrela de Meatrix é um jovem porquinho, o Leo, que vive em uma agradável propriedade familiar... é o que ele pensa . Leo é abordado por um boi, vestindo um sobretudo preto, o Moopheus, que mostra a ele a dura verdade sobre o agronegócio, incluindo uma paródia à tomada em câmera lenta imortalizada pelo Matrix. No final do filme, o expectator é direcionado para uma "página de ações" que oferece informações adicionais sobre as fazendas industriais e encoraja os consumidores a apoiarem as propriedades familiares locais e a adquirirem carne orgânica.

Sem comentários: