2005-06-30

Reestruturação dos Serviços de Saúde Pública

Liliana Cristóvão, Sandra Jorge e Susana Daniel, TSAs, publicaram no Fórum de Saúde Ambiental uma mensagem sobre uma eventual "reestruturação dos Serviços de Saúde Pública". Lemos e decidimos intervir.

A seguir, reproduzimos o texto da mensagem que publicámos.

Olá!

As colegas propõem-se “marcar uma reunião com todos”. Com todos os TSA da SRS (Sub-Região de Saúde) de Lisboa. Para (com os TSA da SRSL) “organizarmos as ideias e podermos participar”. Na iminente reestruturação dos Serviços de Saúde Pública.

Ora bem...

1. Como nós não sabemos, objectivamente, que o SSP está “na iminência de sofrer uma reestruturação”, perguntamos: - O que é que sabem para além do que tem sido divulgado pelos órgãos de comunicação social?

2. Se não sabem mais do que o que é do conhecimento público, e o que é do conhecimento comum é escasso e só permite especulações (que provavelmente até nem se justificarão), perguntamos: - Não será um esforço inútil organizar ideias sobre o que não se sabe para participarmos no que não sabemos?

3. Se não sabemos em que consiste a iminente reestruturação do SSP, perguntamos: - A reunião que se propõem marcar não se consubstanciará, afinal, num bom pretexto para um convívio entre TSA, funcionários públicos da SRS de Lisboa?

4. Como sabem, o universo dos TSA é um pouco mais vasto: transpõe as fronteiras da função pública e abrange todo o país.

5. Se sabem mais do que nós sabemos e se têm, já, algumas ideias organizadas, propomos:

- Divulguem o que sabem sobre a reestruturação do SSP.
- Exponham, mesmo em síntese e em linguagem coloquial, as ideias que já organizaram.
- Marquem a reunião, indicando a data, a hora e o local. E, sobretudo, a Agenda de Trabalho, com a enunciação dos objectivos (genérico e específico) e a identificação do(s) moderador(es).

Teessea

Sem comentários: