2010-04-15

Sismos. Monitorização online


A terra treme. E os sismos de elevada magnitude sucedem-se um pouco por todo o mundo. Esta noite (10/04/13) foi na região chinesa de Qinghai. Pela televisão já todos nós podemos aperceber-nos da dimensão da tragédia. Povoações destruídas, centenas de pessoas mortas, milhares de pessoas feridas. Cobrimo-nos de luto, com a alma exangue. Ou optamos pela indiferença, para não nos confrontarmos com a natureza – afinal, a vida.

A curiosidade ou o interesse científico move-nos para sabermos mais sobre estes acontecimentos naturais. Há poucas semanas anunciámos a realização de uma conferência em Lisboa. Hoje divulgamos um sítio susceptível de interessar aos leitores do JSA, quaisquer que sejam as suas motivações para se informarem sobre sismos.

O sítio da IRIS, Incorporated Research Institutions, permite-nos aceder a notícias, a um arquivo documental dos sismos com uma magnitude igual ou superior a 4.0 (Escala de Richter) ocorridos nos últimos 30 (trinta) dias, à análise de acontecimentos especiais, ao estudo das placas tectónicas; e, em tempo real, ao registo dos sismos. Através do Seismic Monitor.

...........................
NC: Consulte também Painel Global, Monitoramento da Terra em Tempo Real

1 comentário:

Ambiente e Sociedade disse...

Boa Tarde!

Faço parte de um grupo de Área de Projecto de 12ºano da ESCCB de Vila Nova de Famalicão, e estamos a desenvolver uma acção de florestaão de um terreno no concelho, com a plantação de 1500 Árvores (carvalhos) num só dia.
Queriamos pedir se poderia divulgar o endereço do nosso blog na sua página
Desde já agradecemos

*endereço: http://ambientesociedadeesccb.blogspot.com/