2009-12-29

Depois de Copenhaga


Como escreví há poucos dias, numa breve nota, este ano o tempo solarengo transpôs o Outono e arrastou-se até quase ao Inverno. Que começou menos de uma semana depois do encerramento da Conferência de Copenhaga, com muito frio, chuvas torrenciais, tempestades de neve e ventos ciclónicos que devastaram o país e a vida de milhares de cidadãos, em Portugal e na maior parte dos países europeus.

Se na capital do Reino da Dinamarca os representantes dos diferentes países não se entenderam sobre o estabelecimento de um compromisso comum em relação à prevenção das alterações climáticas, que, um pouco por todo o planeta, pôem em risco a sobrevivência da espécie humana, a natureza manifestou-se expressivamente contra as agressões. Os jornais e as televisões têm sido férteis na divulgação de notícias (ilustradas) com imagens da tragédia e dos dramas que castigam as populações – sobretudo as mais vulneráveis, pobres e sem (ou com escassos) recursos para se protegerem.

Entretanto, enquanto no meu sítio, depois de alguns dias de temperaturas muito baixas, me parece que estou num país tropical (ou numa estufa), questiono-me sobre para que servirá lá para o final do próximo ano (2010) a Cimeira do México

…………………………….
Ilustração: Imagem recolhida em PressEurop

Sem comentários: