2009-10-29

Alterações climáticas: o Verão que não acaba


Aproximamo-nos do final do mês de Outubro. Um mês depois do começo do Outono, os lojistas dizem que não vendem o vestuário de Inverno, que expõem nas montras dos estabelecimentos e que se acumula nos armazéns, e receiam não ter outra alternativa ao encerramento. Não por culpa da crise económica, que (em Portugal) no plano social se poderá traduzir por mais de quinhentos mil desempregados e mais de dois milhões de pobres, mas pelo tempo quente que persiste. Ainda não abandonámos as roupas de verão, há quem continue a frequentar as praias.

De acordo com os boletins meteorológicos a que acedemos, ao longo do dia a temperatura tem sido superior a 20º centígrados, em Portugal e em quase todas as regiões de Espanha – os países europeus (afinal, a Peninsula Ibérica) mais expostos ao sobreaquecimento atmosférico.

A pouco mais de um mês da Conferência de Copenhaga, ainda há quem opte por uma atitude de indiferença em relação às consequências catastróficas das alterações climáticas. Uma atitude que devia ser classificada de crime contra a humanidade. Porque está em causa a sobrevivência da espécie humana, afinal de nós

………………………………….
Ilustração: Imagem recolhida em Parlamento Europeu

2 comentários:

Susana Nunes disse...

O Verão que não acaba, mas ja com iluminação de Natal em todas as ruas... Realmente parece ser preciso muito mais para algumas consciências mudarem!

teessea disse...

Susana,

Eu não sei se será preciso muito mais. O que sei (e provavelmente o que ambos receamos) é que se o Verão se prolongar não haverá Outono e lá para o final de Dezembro teremos um Natal tropical (como muitos que eu vivi, em Moçambique)… E, então, quando o fato-de-banho substituir o tradicional sobretudo talvez as “consciências” a que alude se assustem e adoptem outra atitude, outros comportamentos e invistam na protecção do ambiente. Eu só espero que não seja tarde de mais…