2009-06-29

Educação para Saúde, em Moçambique – antes da Independência


Bebé Mamã” é o título de um pequeno livro (de 43 páginas, que reencontrei ao arrumar uma das estantes do meu escritório) editado pelo Serviço Extra-Escolar da Província de MoçambiquePara a Melhoria Educativa e Social das Populações Moçambicanas”. Não tem data de edição mas trata-se de um “Trabalho executado nas oficinas gráficas da Empresa Moderna, Lda.”, sediada em Lourenço Marques. O texto é de Deolinda Martins e as fotografias e arranjo gráfico são de A. d’Alpoim Guedes.

No livro, a autora propõe-se “ensinar” a mulher e mãe moçambicana a “tomar conta” do bebé – desde a alimentação à vacinação – para que o filho possa “vir a ser uma pessoa saudável e feliz”. Escreve Deolinda Martins, no final da Introdução: - “Deus queira que ele (o livro) a ajude a ser uma mãe boa e sabedora, ensinando-lhe e explicando-lhe coisas e dando-lhe coragem para as fazer”.

Adoptando os conceitos actuais, o livro seria classificado como material de Educação para Saúde – no âmbito, talvez, da Saúde Materna. Entre os “ensinamentos”, há informações necessariamente de higiene pessoal mas também de higiene ambiental aplicável em casa – por pudor, decerto, a autora não escreveu “palhota” - e na área envolvente.

Em relação à habitação, Deolinda Martins pergunta: - “Sabe por que se devem limpar muitas vezes as nossas casas?” – E responde: - “Porque o sujo é a causa de muitas doenças”, pelo que propõe: - “Limpe a sua casa todos os dias: deite um pouco de água no chão e varra-o depois; lave muitas vezes tudo que há em casa: mesa, camas, cadeiras, guarda-comidas, etc.”.

Sobre a zona envolvente, a autora sugere, entre outras acções: - “Varra tudo à volta de casa para que o chão esteja limpo e liso. Quando o chão não está liso, há buracos onde a água fica quando chove, e esta água cria mosquitos. Corte todo o capim e todos os arbustos à volta da casa. No capim também se desenvolvem mosquitos”. E finaliza o capítulo “A Higiene da habitação” sugerindo à mamã moçambicana que “Não deixe as suas fezes (cocó) em qualquer parte, no mato ou à volta da sua casa. As fezes criam moscas e as moscas podem trazer-lhes, a si e à sua família, muitas doenças. Atrás da casa faça um buraco bem fundo para ali deixar as suas fezes, e não se esqueça de cobrir o buraco com uma tábua”.

Decorridos quatro dezenas de anos, pelo que sabemos da realidade do país, “Bebé Mamã” poderia ser reeditado e distribuido pelas mulheres e mães moçambicanas...

Sem comentários: