2009-04-28

Gripe humana de origem suína


Justificadamente, muitas pessoas em todo o mundo, particularmente em algumas regiões do México e dos Estados Unidos, não escondem a preocupação pelo surto de gripe humana de origem suína que é objecto de notícia de abertura dos telejornais - mesmo em Portugal, onde (em 09/04/27) não se registam “casos confirmados laboratorialmente”. Eu também não disfarço a minha preocupação, não porque seja profissional de saúde mas porque dois dos meus filhos têm férias marcadas para os primeiros dias de Junho na Riviera Maya.

Aos leitores do JSA interessados em obter informações sobre a gripe suína, a evolução do surto e as diferentes medidas que estão a ser adoptadas para a combater, eu transmito as mesmas informações que partilhei há pouco com os meus filhos: consultem, regularmente,

- o Microsite da Gripe, da Direcção-Geral da Saúde;
- a página relativa à Gripe porcina, da OMS, Organização Mundial da Saúde; e
- a mesma página, do CDC, Centers for Disease Control and Prevention (em inglês e em espanhol).

………………………………
Ilustração: Fotografia recolhida em Webmania

Sem comentários: