2009-02-17

… Todos ao Choupal!


Em Coimbra, o traçado para o IC2 (Itinerário Complementar) “prevê a construção de um viaduto sobre o Mondego e a Mata do Choupal”, escreve André Jegundo na notícia do Público (edição de 09/02/16). Mas o projecto, aprovado pela Secretaria de Estado do Ambiente, é contestado pela população coimbrã. E não só.

Ontem (09/02/15), mais de mil pessoas formaram um anel em volta do Choupal, classificado como Mata Nacional, para protestarem contra a decisão governamental. Na manifestação, Alda Macedo (deputada na Assembleia da República pelo BE, Bloco de Esquerda), disse que “É o interesse público e a qualidade de vida das cidades que está em causa”.

Eu diria mais: é a memória de uma cidade, de gerações de estudantes, que se perderá. E porque é preciso preservar a memória – sem memória a cidade não existe – expresso o meu apoio ao Movimento Plataforma do Choupal, e, embora com a voz envelhe… enternecida pelos anos boémios, canto e cantarei com o Zeca AfonsoDo Choupal até à Lapa/ Foi Coimbra meus amores”…

………………..
Ilustração: Fotografia recolhida em Plataforma do Choupal

Sem comentários: