2008-11-25

Um TSA, na Educação para a Saúde


Poucas palavras, para satisfazer (muito parcialmente) a curiosidade de leitores do JSA que me questionam sobre a minha identidade e a minha formação profissional para me atrever a criar o Jornal de Saúde Ambiental, apesar dos “posts” que de quando em vez publico relacionados com a actividade que exerço, no Serviço de Saúde Pública do Centro de Saúde de Salvaterra de Magos.

Especificamente no domínio da Educação para a Saúde, fui:

- Corresponsável pelo NESC-SM, Núcleo de Educação para a saúde do Concelho de Salvaterra de Magos até 1997;

- Coordenador da edição do “Haja Saúde!”, Boletim do NESC-SM, enquanto se publicou.

- Representante do Centro de Saúde, após a extinção do NESC-SM, na Rede Portuguesa de Educação Ambiental (entretanto também extinta), cujo secretariado funcionou no Parque Biológico Municipal de Vila Nova de Gaia.

- Representante do NESC-SM na UIEPS, União Internacional de Educação e Promoção da Saúde, designadamente na 3ª. Conferência Internacional deste organismo sobre a “A Educação para a Saúde e os Mass media”, que se realizou em Amsterdam (Holanda), em 1993.

Prosseguirei, assumo este compromisso mas não garanto a regularidade, com referências a outras áreas, a outros domínios. Para que não restem dúvidas sobre a profissão que exerço: TSA, Técnico de Saúde Ambiental.

……………………….

Ilustração: Fotografia (por Ron Burgering) de Duarte d'Oliveira, Coordenador do JSA, numa sessão de convívio promovida pela Presidente da Câmara de Amsterdam, no âmbito da 3ª. Conferência Internacional da UIEPS, em 1993.

2 comentários:

Namaste disse...

15 anos depois a Saúde Ambiental volta a Amsterdam... já amanhã :p

teessea disse...

Embora o Outono não seja o melhor período para se passear por Amsterdam, divirta-se!...

… E se (depois de tudo…) sentir saudades da cozinha portuguesa (o que será pouco provável, porque a cozinha tradicional da Holanda é excelente – até para nos protegermos do frio), entre num dos restaurantes portugueses que por lá existem. Há um (que lhe recomendo, embora seja um risco; logo, avalie primeiro, antes de se decidir…) bem perto da Leidseplein…

No regresso, “Entre céu e mar” (*), lerei (leremos) os seus apontamentos e verei (veremos) as suas fotografias...

……………………
(*) http://namaste-entreceuemar.blogspot.com/