2008-08-11

“Um Olhar sobre o Concelho de Salvaterra de Magos”


Ao mexer em papéis velhos, para mim uma tarefa cada vez mais rotineira, encontrei uma publicação que não me lembro de ter manuseado: - “Um Olhar sobre o Concelho de Salvaterra de Magos”. Trata-se de uma edição da Câmara Municipal, de Março de 2001, que, como o título sugere, está profusamente ilustrado com fotografias que permitirão – escreve no "Prefácio" Ana Cristina Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos – “compreender as suas gentes, o seu passado e a sua vivência”.

Cada um dos capítulos daquela obra corresponde a uma das seis freguesias do concelho e documenta, através de fotografias de autores anónimos, “O Trabalho”, “A Terra” e “As Gentes” do concelho.

É um bom documento mas poderia ser melhor: no início de cada capítulo, a informação sobre cada uma das freguesias é mínima e ignora datas marcantes na evolução administrativa do concelho; e não identifica os responsáveis pela recolha e a compilação e edição das fotografias. De qualquer modo, “Um Olhar sobre o Concelho de Salvaterra de Magos” é uma publicação que, sem pretender “ser um manual de história”, proporciona aos leitores “uma viagem pelo tempo”.

Na fotografia que seleccionámos, vemos um cingeleiro (*) a descer a Avenida (hoje, Avenida Roberto Ferreira da Fonseca) onde actualmente - do lado direito, em frente dos únicos edifícios visíveis - se situa o Centro de Saúde. Passaram-se 65 anos…

…………………………..

(*) NC: - “Cingeleiro”: - “1. Pessoa que possui, aluga ou guia uma junta de bois, um cingel. 2. Pessoa que possui uma junta de bois e um carro rural com o qual faz carretos.” – in Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea”, da Academia das Ciências de Lisboa, Editorial Verbo, Lisboa, 2001.

Sem comentários: