2008-07-10

Automóveis. Economizar combustível.


Num intervalo (publicitário) para a divulgação das notícias que serão objecto de destaque (hoje, 08/07/10) no noticiário das 20.00 horas (Jornal da Noite), na SIC, ouvi a Clara de Sousa, jornalista (pivot), dizer que circulam na Internet dicas para os automobilistas economizarem combustíveis.

Há talvez duas semanas eu recebi essa informação, apresentada como sendo da responsabilidade de quem trabalhou numa refinaria ao longo de 31 anos. Pareceu-me credível.

Todavia, por falta de tempo, só agora a posso publicar.

Mantendo a redacção original, em português do Brasil, eis as dicas, as sugestões (truques):

1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.

A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao médio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente.

Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.

2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.

Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz.

Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.

3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.

Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flotantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.

Se chega você ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.

Citando o autor, "esperamos que os truqes sejam proveitosos".

………………………..
Ilustração: Fotografia recolhida em OP, Oceano de Palavras

1 comentário:

teessea disse...

Acabei de ouvir, acompanhando o Jornal da Noite da SIC, o depoimento de diferentes pessoas (profissionais do sector) que puseram em causa os “truques” para economizar combustíveis que apresentámos.

Só me resta uma alternativa: experimentar para depois expressar uma opinião.