2008-04-18

“Sei de um Rio”


Lá fora, chove intensamente. E na cozinha, um fio de água (que fui ver, alertado pelo murmúrio contínuo) desce estrategicamente do telhado para a pia do lava-loiça. Provavelmente foi o vento que no telhado arredou uma das telhas. O sol há-de voltar, e, então, procederei à reparação.

De regresso à sala, quedada na penumbra, retomo a leitura – no Público, edição de 08/04/17 – de “O Estado da Governação”, um artigo de opinião de Bagão Félix. Enquanto, quase em surdina, a guitarra de Carlos Paredes me comove a alma.

Leio que “A política de Estado dissipa-se. O Governo já nem o disfarça”. E depois, “Enaltecem-se factos e interesses, mas desvalorizam-se princípios e valores. Esfuma-se a respeitabilidade pelo esforço, sabedoria e experiência, mas acentua-se o prémio da esperteza, do salamaleque e do arrivismo”.

Leio, também, que “Proclama-se a protecção da natalidade, mas a Segurança Social paga licenças por aborto voluntário. Fecham-se maternidades mas abrem-se unidades de IVG (Interrupção Voluntária da Gravidez) e convenciona-se com clínicas de aborto”.

E ainda, no penúltimo parágrafo: - “Estipula-se o fundamentalismo na proibição de fumar, mas propõe-se proceder à distribuição de seringas nas prisões. Estimula-se o higienismo fundamentalista da ASAE para o pequeno negócio, mas abrem-se todas as portas às empresas e empresários do regime”.

A poucos dias de mais um aniversário da Revolução de Abril, o trigésimo quarto (34º), acendo serenamente um cigarro e com a nostalgia que a idade já me permite evoco o tempo em que a esperança me animava. Quase só me resta pedir desculpa aos meus filhos. Porque, decididamente, o período que atravessamos representa o malogro dos meus ideais juvenis.

Continua a chover, E agora a chuva cai com mais rudeza sobre o telhado de minha casa. Mas não se sobrepõe à voz de Camané, que interprete das palavras de Pedro Homem de Melo, com música de Alain Oulman, canta “Sei de um Rio”. Um fado que me segreda sibilino que “O sonho continua...".

...............................
Ilustração : Recolhida em notre-planete.info

Sem comentários: