2008-01-15

Escova de dentes iónica


Anunciada como a escova de dentes do futuro e avalizada por um estudo clínico da Marquette University School of Dentistry, a escova iónica – cujo funcionamento e benefícios são apresentados por El País num esclarecedor conjunto de diapositivos – dispensa a pasta dentífrica e reduz a placa bacteriana sem ferir as gengivas, como é susceptível de suceder com a escova tradicional.

Os benefícios são evidentes no plano económico. E também no plano da Saúde Ambiental (pela eliminação de resíduos). Mas importante é sabermos se é eficaz no da Saúde Oral.

Falámos com Ana Paço, Higienista Oral - no CS de Salvaterra de Magos - que nos disse:

- "Está comprovada cientificamente a eficácia desta escova de dentes iónica no que se refere à remoção da placa bacteriana (sem fricção). Isto poderá favorecer a diminuição de alguns problemas causados pela escovagem “normal”, tal como o desgaste provocado por uma escovagem muito vigorosa. No entanto, também uma escova “normal”, se usada correctamente, não causará qualquer problema.

Por outro lado, o flúor é o único mineral com a capacidade de fortalecer o esmalte dentário após o ataque ácido que este sofre quando comemos...

A escova pode ser boa, mas deixar de utilizar o flúor como fortificante, não me parece boa ideia".


……………………
Ilustração: Imagem recolhida em
Ionic Toothbrush.

1 comentário:

GRosa disse...

"Está comprovada cientificamente a eficácia desta escova de dentes iónica..."

Pode indicar os estudos (referência das fontes) onde tal é referido? È que sem comprovação, qualquer um pode afirmar o que quer que seja, algo que ninguém é obrigado a aceitar. Além de que é mau jornalismo não indicar as fontes nem explicar a razão porque tal escova de dentes é mais eficaz.