2007-08-31

Na Serra da Estrela: O lenço e o gesto


Há relativamente pouco tempo, ao atravessar a Serra da Estrela, pouco depois do cruzamento para as Penhas Douradas – no sentido de Manteigas para Gouveia – eu segui atrás de uma viatura do PNSE, Parque Natural da Serra da Estrela. Eu não tinha a menor pressa; por conseguinte, mantive a marcha moderada que me permitia rever a paisagem sem me distrair em relação à estrada. Depois de alguns minutos, reparei que por uma das janelas do carro que seguia à minha frente foi atirado o que me pareceu ser um lenço de papel – que volteou no ar antes de ter ido parar à valeta.

Lembrei-me outra vez deste incidente, agora, ao ver no Jornal do Fundão (edição de 07/08/23) a fotografia “Grande Angular” que nos mostra um grupo de jovens “à procura do lixo que outros teimam em deixar para trás e que o tempo não esconde”. Numa iniciativa do CISE, Centro de Interpretação da Serra da Estrela, que mobilizou cerca de uma centena de voluntários – alguns dos quais membros da Associação de Famílias Numerosas – que recolheram, só na zona da Torre, quase uma tonelada de resíduos.

É certo que o lenço de papel é biodegradável. Mas o gesto…

.............................

Ilustração: Fotografia recolhida em http://ocantarozangado.blogspot.com/2007/08/no-h-2-sem-3.html

Sem comentários: