2007-01-05

Só por curiosidade… - I


No começo do ano, iniciamos uma rubrica que pretendemos manter ao longo do ano (material não nos falta) a que decidimos chamar “Só por curiosidade…”. Confessamos que enquanto a planeávamos nos ocorreram outros títulos. Mas optámos pelo mais flexível…

Transporte de amostras de água

Há uma Sub-Região de Saúde (SRS) que estabeleceu que, no âmbito dos Programas de Vigilância Sanitária, o transporte e a entrega de amostras de água no Laboratório de Saúde Pública (LSP) devem obrigatoriamente ser efectuados por Técnicos de Saúde Ambiental (TSA) porque... os motoristas dos Centros de Saúde não têm idoneidade para executar essas tarefas.

Admitimos que nessa SRS se entende que o transporte e a entrega de amostras de água (no LSP) são tarefas complexas, no plano tecnológico. Tão complexas, que exigem a intervenção de TSA.

Nessa SRS, os TSA ainda não dispõem de um hipotético “Manual de Boas Práticas para o Transporte de Amostras de Água”. Mas já receberam um conjunto de normas – objecto de Despacho, distribuído por Ofício-Circular –, sobre os procedimentos que devem observar no momento da entrega das amostras…
...............
Ilustração: “Parafuso de Arquimedes”, imagem recolhida em
http://www.emarp.pt/ambiente/livroagua/historiacronologia/1500/1500.php .

2 comentários:

ejrfigueiredo@gmail.com disse...

Epá, o Duarte quer lixar as ajudas de custo, os quilómetros e a tarde livre da malta...

Tem de entender a posição da Sub-região no plano jurídico da responsabilidade objectiva e, não tanto, na complexidade da tarefa ou idoneidade do transportador e entregador.

O TSA será sempre o responsável por tudo o que aconteça aos produtos colhidos até à sua entrega no laboratório(e parece-me bem que assim seja).

Fiquei com mais curiosidade sobre o protocolo (ou procedimentos) a observar nas entregas das amostras...
Há uma senha e contra-senha?
Há a aposição de alguma chancela laboratorial no duplicado do boletim?
Há um procedimento padrão para a colocação dos frascos na bancada?

Vá contando coisas...
Um bom ano e com muitas postas.

Um abraço,
Pasquim (T)SA

teessea disse...

Colega,

Sobre a entrega das amostras, adianta três hipóteses mas não acerta. Brevemente saberá…

Em relação ao transporte das amostras e à “responsabilidade objectiva”, admitimos que não contesta que os motoristas dos Centros de Saúde são profissionais idóneos e que exercem a actividade com competência. Aliás, na SRS a que aludimos, são motoristas (da SRS) que transportam as amostras para outros laboratórios para análises que não são realizadas no LSP…

Comente sempre.

E, na qualidade de leitor atento do “Pasquim SA”, continue a escrever. O pH (da ironia) dos seus textos é saudável!...

Um abraço.