2006-02-14

Sopa com pêlos de barba

Há poucos dias, acedi a um convite e fui jantar a um restaurante conceituado. Isto é, a um estabelecimento de restauração por mais de uma vez mencionado na Imprensa, um espaço onde as ementas são um louvor à cozinha portuguesa tradicional. Não direi que seja um restaurante para gourmets mas é, sem dúvida, um espaço para quem uma refeição é um pouco mais que simplesmente comer. Por outras palavras, em oposição aos estabelecimentos de fast food, é um restaurante de slow food.

Na sala o ambiente é de qualidade, excelente. As mesas não são cobertas com toalhas de papel e os guardanapos são de pano. Branco. E, neste tempo que decorre frio, a temperatura é amena.


Em certo momento, eu apercebo-me da presença do Chefe de Cozinha. Que veio à sala saudar uns clientes decerto do seu relacionamento pessoal. Estava impecavelmente vestido, de acordo com as regras de higiene estabelecidas para os manuseadores de géneros alimentícios (*): avental e barrete. Brancos, sem qualquer mancha. Mas com uma barba farta, algo hirsuta, e um bigode farfalhudo.

Sobretudo por comodidade, para não afirmar por razões de saúde – escanhoar a barba regularmente causa-me lesões na pele -, eu também deixei crescer a barba. E o bigode. Cada vez mais brancos, reflectindo a minha idade. Mas não sou cozinheiro (senão em casa) nem trabalho em restauração (embora os estabelecimentos de restauração e de bebidas sejam uma das minhas áreas de intervenção enquanto TSA).

Para pôr um ponto final neste arrazoado, o que eu quero dizer (escrever) é simples: para se prevenir a queda de cabelos durante a preparação e a confecção dos alimentos, na cozinha dos restaurantes e estabelecimentos similares, exige-se que os trabalhadores usem toucas ou barretes. Que, de acordo com as disposições legais, devem envolver todo o couro cabeludo. Mas a legislação é omissa em relação à barba e ao bigode. Cujos pêlos também são susceptíveis de cair sobre os alimentos tão facilmente como os cabelos.

Parece-me ser oportuno que a legislação seja alterada. Em benefício da higiene e da segurança alimentar e para a protecção da saúde de todos. Sem grande esforço. Bastará adoptar-se uma das normas que vigora (por exemplo) nos estabelecimentos (de fast food) da cadeia Mc Donald’s: aos trabalhadores é interdito o uso de barba e/ou de bigode.
……………………..

(*) Portaria Nº. 149/88, de 9 de Março.

Sem comentários: