2006-01-05

Questões ambientais

Público, edição de terça-feira, 06/01/03, página 41. Consultamos a programação dos canais de televisão portugueses transmitidos em sinal aberto. E lemos, na coluna relativa à RTP – 1 – uma televisão pública:

02.15 – Biosfera

Magazine semanal sobre questões ambientais.”

Não perdemos tempo em análises inúteis para decifrar o critério que justificará a opção de transmitir o “Magazine semanal sobre questões ambientais” durante a madrugada, depois das duas horas da manhã e antes das “televendas”. Mas perguntamos: - “Para quem?”.

Já tínhamos o Post pronto para ser editado quando nos foi sugerido que, muito provavelmente, (a exibição àquela hora) terá uma função terapêutica: actuará como indutor do sono para quem padeça de insónias.

A ser verdade esta hipótese – tão válida como qualquer outra, por mais absurda que pareça – propomos à Direcção de Programas da RTP que, com a colaboração dos profissionais que pesquisam o material em arquivo, para assegurar o funcionamento da RTP – Memória – transmitido por cabo e, por conseguinte, de acesso condicionado –, em vez de Biosfera, exiba a interminável saga do gatinho branco que em cima de um sofá escuro (nesse tempo a televisão era a preto e branco) se enredava num novelo de lã. Palavra! Nós até considerariamos dispensável o aviso – que agora seria passado continuamente em rodapé – de “Pedimos desculpa por esta interrupção. O programa segue dentro de momentos. ”.
..................

Ilustração: Imagem recolhida em www.cittadellascienza.it/ shop/prodotti.cfm?id...

Sem comentários: