2005-10-27

Curso de prevenção de acidentes de trabalho para trabalhadores surdos

Pelo Boletim Nº. 164 de Prevention World (distribuído hoje) tomámos conhecimento da promoção pelo Governo galego (Xunta de Galicia) de um curso de prevenção de acidentes de trabalho dirigido especificamente aos trabalhadores surdos.

De acordo com a notícia – La Xunta organiza un curso de riesgos laborales para sordos, primero en España – “trata-se do primeiro projecto com estas características em Espanha e tem como objectivo formar 22 participantes em matéria de segurança no trabalho e de analisar as carências no domínio da protecção laboral das pessoas com problemas de audição para que se possa corrigir qualquer situação de risco em que se possa envolver um trabalhador surdo”.

É uma iniciativa pioneira que bem poderia ser acompanhada para se desenvolver em Portugal. Onde a autonomia das pessoas com deficiência, apesar do discurso politicamente correcto, não é – concretamente no domínio da SHST – objecto de discriminação positiva. As barreiras não são apenas arquitectónicas…

2 comentários:

Cláudia Vau disse...

"Nuestros hermanos" na linha da frente... Muito bem!

teessea disse...

Olá! Cláudia,


Na qualidade de coordenador do JSA, agradeço-lhe o seu comentário.

O trabalho que nós (TSA) desenvolvemos abrange todas as pessoas. Por conseguinte, estamos ou devemos estar atentos às diferenças. Para as minimizarmos. De modo que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades. E usufruam dos mesmos direitos.

A “Responsabilidade social das empresas – O contributo das Relações Públicas” figurará a partir de hoje no espaço de “Outros sítios, mais saberes”.

Sobre os “Nuestros hermanos”, eu confesso-lhe que, independentemente das relações pessoais que mantenho com profissionais de saúde espanhóis, desloco-me com frequência a diferentes cidades de Espanha onde acompanho a evolução que se regista nas áreas de intervenção dos TSA.

Brevemente, destacarei em «Post» o seu Blogue. Porque a responsabilidade social das empresas é uma matéria que (também) não deverá ser ignorada pelos profissionais de saúde ambiental. E de Saúde Pública.

Um abraço.