2005-07-07

A autonomia técnica. Ou a falta dela...


Num gesto solidário, pessoalmente, ou através de mensagens que publicaram no Fórum de Saúde Ambiental, amigos e colegas partilharam com a Rosa Nascimento, TSA a exercer a profissão no CS (Centro de Saúde) de Almeirim, no Ribatejo, a dor da perda da mãe.

Nós conhecemos a Rosa Nascimento. Tão bem como dezenas de outros TSA que por todo o país trabalham nos sectores público ou privado.

A Rosa Nascimento, TSA, é uma profissional de saúde jovem e com o futuro pela frente. Mas, no presente, no exercício da actividade, aparentemente defronta dificuldades que justificavam uma intervenção firme da associação que não existe e/ou de um sindicato que de facto actuasse.

Pelo que sabemos, tem sido e é objecto de medidas de carácter quase persecutório que prejudicam a sua autonomia no exercício da profissão, apesar da autonomia técnica ser um direito legal assegurado pelo diploma que aprova o conteúdo profissional dos TSA.

O que nós sabemos permite-nos afirmar que a situação configura um caso de mobbing.

Por razões óbvias, nós não divulgaremos mais pormenores sobre o caso.

Mas já temos em draft um texto sobre um outro caso de mobbing, que também envolve um TSA, e que publicaremos brevemente. Nesta fase, procedemos à recolha de informações. Entretanto, já decidimos que no texto que publicarmos omitiremos a identidade das pessoas envolvidas e teremos o cuidado de evitar que o local seja publicamente identificado.

Por uma razão elementar: os TSA são normalmente o elo mais fraco da corrente...

Sem comentários: