2005-04-27

O Portal de Saúde Pública e os TSA

Na sequência do comentário de Vítor Manteigas, TSA, no Fórum de Saúde Ambiental, sobre o inquérito que promovemos em relação ao blogue/jornal de saudeambiental, para sabermos o que dizem e pensam os MSP (Médicos de Saúde Pública) decidimos visitar o Portal da Saúde Pública - http://www.saudepublica.web.pt/ - que, há uns anos, foi apresentado com algum aparato no Monumento das Descobertas (ou Padrão dos Descobrimentos), em Belém, Lisboa.

Verificámos que, apesar do elevado número de visitantes (cerca de 114 000), o portal continua em remodelação. Um facto que seria relevante, positivo, se a remodelação não se resumisse à funcionalidade e sobretudo a pormenores de natureza estética. De resto, relativamente ao conteúdo, nós, na qualidade de teessea, devemos chamar a atenção do gestor do portal (António Paula Brito de Pina, Médico de Saúde Pública, supomos) para (entre outros) os seguintes pontos:

- Trata de questões que se inserem no âmbito da Saúde Ambiental e omite (concedemos que não tenha sido deliberadamente) as competências dos TSA nesta matéria.

- Na página de Links, substitui Saúde Ambiental por Ambiente e, em lugar de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, opta por Saúde Ocupacional. Involuntariamente, decerto.

- Apresenta para consulta dos comerciantes e dos hoteleiros (sic) um conjunto de condições de instalação e de funcionamento que precisam de ser urgentemente revistas - inclusivamente quanto à ortografia. Um exemplo: - "A roupa utilizada na sala de clientes (ex.: toalhas de mesa, guardanapos, etc.) deverão ser arrumados em armários ou vitrinas próprias e fechadas” .

- Propõe às AS (Autoridades de Saúde), quando da abertura dos estabelecimentos, anexar à licença de utilização do estabelecimento aquele conjunto de recomendações – recomendações que por vezes roçam a ironia e que são susceptíveis de prejudicar a imagem dos profissionais de saúde pública. Um exemplo: - “Não é permitida a existência, nas retretes masculinas, de recipientes destinados à recolha de papel higiénico usado”...

Nós entendemos que a promoção da saúde no contexto da saúde ambiental é um objectivo que somente se concretizará com o empenhamento de todos os profissionais de saúde. Por essa razão, decidimos, sem hesitação, que o jornal saudeambiental não se destinaria exclusivamente aos TSA.

Esperamos que os MSP e os ES também colaborem. Aliás, nós estamos disponíveis para colaborar na revisão das recomendações divulgadas no Portal da Saúde Pública.

.............

Nota: Por correio electrónico, enviámos este artigo para o gestor do Portal de Saúde Pública.

2 comentários:

teessea disse...

Por correio electrónico, recebemos do gestor do Portal de Saúde Pública uma mensagem cujo conteúdo, por nos parecer pertinente, partilhamos com os leitores do jornal de saudeambiental, particularmente com os TSA.

"Agradecemos a comunicação da existência do vosso portal, que desconhecíamos.

Relativamente ao vosso reparo sobre "TSA", concordamos completamente e sua referencia tem sido considerada por nós, e num futuro não distante, esperamos, a sua merecida inclusão aparecerá.

Contudo, só com a carolice de alguns MSP (muito poucos...) este site se tem mantido.

Relativamente às incorrecções, tentaremos corrigi-las com a
brevidade possível e agradecemos que nos comuniquem outras que forem detectadas.

Relativamente à vossa colaboração, a nossa abertura é total e será
bem-vinda.

Com os nossos melhores cumprimentos.

www.saudepublica.web.pt"

teessea disse...

Em resposta, nós comunicámos ao gestor do Porta de Saúde Pública:

"Nós debatemo-nos com a mesma dificuldade. De facto, são muitos os TSA (e outros profissionais de saúde) que visitam o jornal de saudeambiental mas, proporcionalmente, são poucos aqueles que efectivamente participam. Mas sabermos que temos alguém do outro lado a ler-nos e a questionar-nos é estimulante. Portanto, não desistiremos.

Agradecemos o seu e-mail. Por múltiplas razões. Destacamos três:

- A disponibilidade que nos manifesta de nós, TSA, podermos contribuir para a revisão das normas que divulgam no portal.

- O reconhecimento das competências dos TSA nos domínios em que também intervêm os MSP, com ou sem competências de Autoridade de Saúde.

- A possibilidade de dialogarmos para, em conjunto, debatermos os problemas de saúde ambiental que enfrentamos. Temos saberes diferentes. Mas temos um objectivo comum: promovermos a saúde das populações que servimos.

Obrigado.

Com os melhores cumprimentos,

Teessea