2005-04-26

NORMA ISO 16001:2004


Na edição de Domingo (05/04/24), o diário espanhol “El País” incluiu um suplemento “extra” sobre a responsabilidade social corporativa das empresas, um tema actual e pertinente no domínio da gestão empresarial. Aliás, o titulo do artigo publicado nas páginas III e IV é esclarecedor: Así serán las empresas del siglo XXI.

A aplicação do sistema de gestão da responsabilidade social, de carácter voluntário, transmite ao consumidor uma imagem de credibilidade e certifica que a empresa cumpre as leis da concorrência, tem uma participação activa no desenvolvimento comunitário, respeita as normas de protecção ambiental, combate a discriminação, promove a formação dos trabalhadores, etc.

Em Portugal, tanto quanto sabemos, só há uma empresa certificada pela Norma ISO 16001:2004 – a DELTA CAFÉS.

Por se tratar de um tema que é susceptível de interessar aos profissionais de Saúde Pública, designadamente aos TSA, indicamos alguns dos sites que poderão consultar para obter mais informações:

www.fundacionentorno.org

A Fundación Entorno promove o desenvolvimentos sustentável - o desenvolvimento económico compatível com a protecção do meio ambiente.

www.ecodes.org

Fundación Ecología y Desarrollo

www.globalreporting.org

A Global Reporting Initiative é um guia internacional para as empresas que se preocupam com aspectos de protecção ambiental e promoção social.

www.pactomundial.org

O Pacto Mundial da ONU é uma iniciativa de Kofi Annan de compromisso ético para as empresas, instituições e organizações não governamentais que integrem nas suas acções aspectos como o respeito pelos direitos humanos e laborais, a luta contra a corrupção ou o respeito pelo meio ambiente.

www.obrsc.org

Observatório da Responsabilidade Social Corporativa.

www.clubsostenibilidad.org

Club de Excelencia de la Sostenibilidad.

Sem comentários: