2009-09-30

De Tetra Pak para a Amazónia


Até recentemente, para reciclagem, as embalagens de produtos alimentares Tetra Pak eram depositadas nos contentores azuis. Actualmente, porém, por sugestão da Sociedade Ponto Verde, essas embalagens – “compostas maioritariamente por cartão” - devem ser depositadas nos contentores amarelos dos Ecopontos.

Porque nem toda a gente tem conhecimento desta alteração, a Tetra Pak, em parceria com algumas autarquias e a Sonae Sierra, decidiu promover uma campanha de informação da população e o concurso “A criatividade é amarela” cujo prémio consiste numa viagem à Amazónia.

Os leitores (de Portugal, continente e ilhas) do JSA interessados em participar no concurso, com peças originais, manuais ou digitais, devem consultar o regulamento no sítio “Sim, é no amarelo”.

……………………………………………………
Ilustração: imagem recolhida em “Sim, é no amarelo”.

2009-09-05

“Respire fundo!...”


Apesar de estar acompanhado por um dos meus filhos, quando transpus a porta de acesso ao Serviço de Urologia do Hospital de Santarém, pelo meio da manhã de segunda-feira (09/08/24), pareceu-me entrar noutro universo. Pairava.

Junto da cama que me foi indicada, sem ninguém me pedir, despojei-me da roupa quotidiana e vestí um pijama. Depois respondi ao questionário (para caracterização do meu perfil) de uma enfermeira, despedi-me do meu filho e sentei-me no sofá junto da janela, ampla, por onde me invadi(ria) para me prender à vida do outro lado.

Deverei ter adormecido. Pela tarde sucederam-se os exames, o saco de soro, a preparação para a cirurgia, a algaliação... No dia seguinte, a descida até ao bloco operatório, a anestesia –, e, depois do recobro, o regresso à enfermaria. Sob a vigilância, constante, das enfermeiras, todas jovens, afáveis e (muito, muito) generosas até na tolerância em relação ao meu comportamento que (embora involuntariamente) não terá sido sempre pacífico.

Progressivamente aproximei-me da linha de separação dos dois universos. Afinal apenas um, de um lado com doentes e do outro com profissionais de saúde – auxiliares, enfermeiros e médicos – que pareciam padecer connosco da dor e da angústia que nos atormentavam.

Uma semana depois de ter ingressado no hospital, quando (pelo amanhecer de 09/08/31) me libertaram da algália – “Respire fundo!”, recomendou-me a enfermeira -, a sensação de alívio trouxe-me uma renovada alegria de viver. E após a alta, pelo princípio da tarde (em 09/09/01), ao sair à rua fui inundado por um rio de luz…

Agora, em casa, em convalescença, apetece-me dizer – e digo-o, que me permitam os leitores do JSA – uma palavra de agradecimento, uma palavra banalíssima mas profundamente significante, a todas as pessoas (em particular às jovens enfermeiras do Serviço de Urologia) que me acompanharam e assistiram neste tempo de infortúnio: - Obrigado!.

……………………………..
Ilustração: Fotografia - “Da cama, pela janela da enfermaria” - por Duarte d’Oliveira (09/09/01).

2009-09-04

Unidade Local de Saúde de Castelo Branco


Por entendermos tratar-se de uma notícia interessante para a generalidade dos profissionais de saúde, reproduzimos o Nº 3. do Comunicado do Conselho de Ministros de ontem (09/09/03) relativo à criação da ULS, Unidade Local de Saúde de Castelo Branco EPE (Entidade Pública Empresarial):

Este Decreto-Lei cria mais uma Unidade Local de Saúde, com a natureza de entidade pública empresarial, concretamente a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, E. P. E., por integração do Hospital Amato Lusitano e de oito centros de saúde pertencentes aos agrupamentos de centros de saúde da Beira Interior Sul e do Pinhal Interior Sul, abrangendo, designadamente, os centros de saúde de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor, Vila Velha de Rodão, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Mação e Vila de Rei.

A criação de mais esta Unidade Local de Saúde permite a integração, numa única entidade pública empresarial, dos vários serviços e instituições do Serviço Nacional de Saúde que, naquele município, prestam cuidados de saúde à população e são por ela responsáveis com o objectivo de garantir uma boa articulação dos cuidados prestados. O modelo organizativo e funcional assenta na estrutura de uma unidade local de saúde aliada a uma gestão característica das entidades públicas empresariais. Espera-se que desta forma a acessibilidade dos utentes aos serviços de saúde da região se torne mais efectiva e melhore a qualidade dos serviços tanto nos cuidados de saúde primários como nos cuidados hospitalares.

Até ao momento foram já criadas a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E. P. E; a Unidade Local de Saúde da Guarda, E. P. E; a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, E.P.E. e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E. P. E.".

……………………………………………
Ilustração: Fotografia recolhida em Freguesia de Castelo Branco .

2009-09-03

Manuela Moura Guedes, a Censura… and on going!


Houve um tempo de Censura, um tempo que só os mais velhos lembram, durante o qual a liberdade de expressão esteve condicionada à ideologia política do regime que acabou em Abril de 1974. Passaram-se 35 (trinta e cinco) anos.

Saudosos desse tempo, hoje, através de recursos pouco menos que maquiavélicos, os detentores do poder puxaram os cordelinhos e acabaram com o telejornal de Sexta-feira apresentado por Manuela Moura Guedes, na TVI.

A Direcção de Informação daquela estação televisiva demitiu-se. Vasco Pulido Valente, que no final de cada emissão do telejornal conversava com Manuela Moura Guedes sobre os temas mais controversos da semana, também se afastou. Por razões éticas.

À beira do estertor político, eu não sei se os detentores do poder esfregarão as mãos de contentamento. Admito, recorrendo a uma expressão do conhecimento de todos, que terão dado um tiro nos pés. E que não tardarão a cair. Não neste país em que vivemos, mas neste país que consentimos.

Até brevemente. Porque nós, cidadãos, ainda dispomos de um direito constitucional: o voto – que usaremos no próximo dia 27 do mês em curso (Setembro). Para repormos a liberdade de expressão, e, sobretudo, para escolhermos outro governo.

Entretanto, noutro plano, começou a contagem decrescente para o fim da TVI… On going!

…………………………………….
Ilustração: Imagem recolhida em Aventar.