2009-04-05

Sábado, pelo final do dia


Regressei a casa há poucos minutos. Pela RTP-2 acompanho a parte final do noticiário das 22.00 horas, apresentado pela jornalista Lurdes Ribeiro. Depois de uma breve conversa com Murilo Carvalho, o autor de O Rastro do Jaguar, premiado com o Prémio Leya’08, um bom pretexto para uma análise sumária da vida do povo guarani e da multiplicidade de dificuldades de integração social e sobretudo de preservação da sua própria cultura. A seguir, a Lurdes Ribeiro apresentou-nos num apontamento de reportagem o Luis Soriano, um professor que na Guatemala percorre regiões recônditas para contar histórias, divulgando os livros e promovendo o hábito de ler. Começou com cerca de 60 e hoje dispõe de mais de 4000 livros. Livros (oferecidos) que transporta em cima de um burro – animal que lhe serviu para baptizar a sua biblioteca itinerante: - “Biblioburro”. Finalmente, antes do Cartaz – 2, sobre algumas iniciativas de carácter cultural que se realizam um pouco por todo o país, apresentou-nos a Diana Krall de quem acaba de ser lançado em Portugal Quiet Nights, uma colectânea que integra textos e composições de autores brasileiros. Sentada ao piano, é excelente a sua interpretação da eterna “Garota de Ipanema” – música de Tom Jobim, com versos de Vinicius de Moraes.

Enquanto redigia este postal, o noticiário acabou e, agora, começa a exibição de Tess, um clássico do cinema que revelou a actriz Nastassja Kinski. Um filme de Roman Polanski que não reverei, porque faz parte da minha videoteca. Mas um filme cujo visionamento recomendo aos leitores do JSA. Como recomendo a leitura de “O Rastro do Jaguar” do Murilo Carvalho e a audição das Quiet Nights da Diana Krall. Porque, como já escreví noutros postais, “há mais vida para além da saúde ambiental…

…………………..
NC (Nota Complementar): Depois de me servir de um pouco de aguardente velha, acenderei um cigarro e no meu sítio, distante do ruído urbano, começarei a ver na minha sala de cinema privada – a sala comum, dotada de um sofá, um projector de vídeo e uma parede branca – o filme “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, de Pedro Almodóvar, o primeiro da colecção distribuida pelo semanário Expresso e pela revista (também semanal) Visão, do grupo Impresa. Será um reencontro com o cinema espanhol, mas, também, com uma actriz inolvidável: Carmen Maura.

………………
Ilustração: Fotografia recolhida no New York Times (edição de 08/10/20)

1 comentário:

GPDA disse...

Pessoal divulgando evento que acontecera em Florianópolis em junho. De uma olhada no site
www.gpda.ufsc.br