2009-04-11

A persistência no “Plano Donut”


Todos nós (ou quase todos) sabemos que, hoje, em Portugal, o desenvolvimento urbano das cidades se caracteriza pela desertificação dos espaços centrais e a fixação das populações nas zonas periféricas. As causas são múltiplas e as consequências diversas. Causas e consequências que se converteram em objecto de reflexão para autarcas, urbanistas e sociólogos, entre outros “ólogos”… As decisões políticas que têm sido tomadas para se reverter este processo, decerto que fundamentadas em pareceres técnicos muito bem elaborados, têm sido pouco mais que ineficientes.

Pelo Público (edição de 09/04/10), soube que a Câmara Municipal de Lisboa aprovou “o projecto de arquitectura que vai transformar o quarteirão onde se insere a Pastelaria Suiça, no Rossio, num hotel de cinco estrelas” e que, António Costa, o presidente da autarquia, terá dito que aquele estabelecimento constituirá “um grande contributo à reabilitação e revitalização da zona central da cidade”.

Eu duvido. Porque um hotel, mesmo de 5 estrelas, não eliminará o buraco em que se transformou o centro da Lisboa. Uma cidade exemplar para se demonstrar o “Plano Donut”...

……………………
Ilustração: Fotografia por Ricardo Silva (2005), recolhida em Skyscraper City.

Sem comentários: