2009-01-11

Um ACE no Oeste


Já se passou quase um ano desde a publicação do Decreto-Lei Nº. 28/2008 (08/02/22), que “Estabelece o regime da criação, estruturação e funcionamento dos agrupamentos de centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde”; e também se passou, quase um ano, após a substituição de Correia de Campos por Ana Jorge no exercício do cargo de Ministro da Saúde.

O afastamento político de Correia de Campos (*) foi determinante para o adiamento do processo de reforma da prestação dos Cuidados de Saúde Primários, e, sobretudo, prejudicial para a reorganização dos Serviços de Saúde Pública. Desde então, fala-se muito, especula-se ainda mais e as incertezas concorrem para a desmotivação dos profissonais de saúde, particularmente dos mais velhos - aqueles que depois de muitos anos de empenhamento se confrontam com o vazio.

Na última edição do Expresso (edição de 09/01/10), na página da Rede Expresso, lemos sob o título de “Centros de saúde com sede nas Caldas” uma notícia (da Gazeta das Caldas, assinada por Carlos Cipriano) que, sem comentários, partilhamos com os leitores do JSA:

Caldas da Raínha. Teresa Luciano, farmacêutica, é a responsável pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACE) que reúne os Centros e as USF (Unidades de Saúde Familiar) de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Raínha, Óbidos, Peniche e Bombarral. A responsável pelo ACE, que terá sede nas Caldas foi presidente da Saudaçor - Sociedade Gestora de Recursos e Equipamentos da Saúde dos Açores, SA”.

……………………………….
(*) Vd. Entrevista de Correia de Campos à revista “Tabu”, do semanário SOL, edição de 08/11/22.

……………………………
Ilustração: Quadro recolhido em
Missão para os Cuidados de Saúde Primários.

Sem comentários: