2008-09-17

Cuidado com o “Óleão”!...



Há cerca e três meses, a Câmara Municipal de Almeirim instalou em diferentes locais do concelho contentores para a recolha de óleos de cozinha usados. A iniciativa é meritória, porque permite a participação activa da população na protecção do ambiente.

Embora não resida naquele concelho, quase diariamente eu atravesso algumas das suas estradas. E reparo nos contentores, colocados em ecopontos situados em locais estratégicos. Reparo, sobretudo, na legenda inscrita em caracteres facilmente legíveis: - “Óleão”.

De início admiti que se tratasse de um lapso. Todavia, depois de consultar o sítio da Câmara Municipal, verifiquei que se trata de um erro ortográfico da responsabilidade da autarquia. Na notícia relativa à “Recolha de Óleos Alimentares usados” escreve-se “(…) 12 “óleões”. Estes equipamentos que foram desenvolvidos pelos serviços de higiene urbana (…)”.

O contentor da fotografia está colocado junto de uma escola do 1º. Ciclo do Ensino Básico, em Foros de Benfica. Como estamos no início do ano lectivo, provavelmente aquela inscrição terá uma função pedagógica, para as professoras ensinarem aos alunos a grafia correcta: - oleão.

…………………….
Ilustração: Fotografias por Duarte d’Oliveira (2008, Setembro).

1 comentário:

Helena Gentil disse...

Os oleão são uma mais valia, para resolver questões ambientais como o caso dos OAU. O múnicipio de Celorico de Basto já colocou 4 oleões e podesse dizer que a população está aderir...