2008-02-18

Para o futuro, um cenário dantesco


Oportunamente, noticiámos que o Dia Mundial da Saúde será este ano dedicado a uma reflexão sobre a “protecção da saúde contra os efeitos das alterações climáticas”. Alterações que condicionam o comportamento das pessoas e que, no limite, serão, susceptíveis de pôr em causa a sobrevivência da espécie humana.

As catástrofes naturais sucedem-se, os cientistas propõem a adopção de medidas preventivas e/ou mitigadoras que envolvem decisões políticas, controversas, e as populações defrontam-se com fenómenos que agravam as suas condições de vida.

Mark Lynas, “jornalista e activista ambiental que se interessa pelas mudanças climáticas”, chocado com as consequências do Furacão Katrina, que em 2005 (Agosto/Setembro) converteu New Orleans num cenário de tragédia, questionou-se sobre “sobre o que irá acontecer, à medida que o mundo for aquecendo, pouco a pouco?” e, depois de consultar milhares de textos científicos, descobriu que “tinha algo verdadeiramente inédito: um guia, grau a grau, para o futuro do nosso planeta”.

Este guia – “Seis Graus, O Nosso Futuro Num Planeta Em Aquecimento” – foi editado pela Civilização Editora e é uma obra que recomendamos. Porque, em concordância com o autor, também acreditamos que as alterações climáticas são “a tela sobre a qual se pintará a história do século XXI”.

Sem comentários: