2007-10-29

Cine’Eco: “Grande Prémio do Ambiente”


Terminou mais uma edição do Cine’Eco. O “Grande Prémio do Ambiente” foi atribuído ao filme “Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá” – de Sílvio Tendler, realizador brasileiro que – no ano passado – com este filme recebera o Prémio do Júri Popular no 39º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro para a Melhor Longa-metragem em 35mm.

Nós não assistimos à projecção do filme vencedor. Porém, na página do Director do Festival “Lauro António Apresenta...”, escreve-se que “Tendo uma entrevista com o geógrafo Miltons Santos como ponto de partida e referência, (…) expõe um pensamento sobre a globalização, discutindo as distorções impostas aos países pobres que pagam injustamente pelo crescimento da economia dos países ricos e as consequências provenientes dessa lógica do capital, que amplia as diferenças, ao invés de redistribuir as riquezas".

Todavia, na Revista Cinética, Cléber Eduardo entende que “Usando narradores para informar dados estatísticos sobre a fome e a distribuição do dinheiro no mundo, para contextualizar a globalização dentro de uma perspectiva histórica e para expor situações atuais de resistência ao capitalismo predatório, o documentário assume completamente sua disposição de ensinar algo a alguém, mesclando essa aula com as frases extraídas de contundentes análises de conjuntura de Milton Santos, intelectual negro de visibilidade internacional, que, sem ortodoxia, manteve até a morte seu vínculo com o marxismo como ferramenta de entendimento da História”.

Duas opiniões sobre um filme que não será exibido no circuito comercial. Vejamos se será apresentado em sessões extraordinárias, noutros pontos do país… ou gravado em DVD.
..............................
Ilustração: Fotografia recolhida em interfilmes.com .

Sem comentários: