2007-10-08

"Tagus Universalis"


Tagus Universalis” é o nome adoptado para a candidatura do Rio Tejo – do Tejo Ibérico – a Património da Humanidade pela AAT, Associação dos Amigos do Tejo.

De acordo com Carlos Salgado, presidente daquela Associação (em declarações referidas por Jorge Talixa, no “Público”, edição de 07/10/02), já foram estabelecidos contactos com os municípios ribeirinhos portugueses e, com a colaboração da Embaixada de Espanha em Lisboa, com os governos regionais de Aragão, Castela, Estremadura e Madrid e com municípios e universidades espanholas. Pretende-se com esta candidatura preservar e valorizar as potencialidades do Rio Tejo/Río Tajo – que nasce nos Montes Universalis, na Serra de Albarracim, e desagua 1007 quilómetros depois no Oceano Atlântico, junto a Lisboa.

Ao longo do mês em curso, a Associação dos Amigos do Tejo distribuirá uma brochura sobre as características do maior rio da Península Ibérica – em cuja margens, só nos 32 concelhos portugueses, vivem cerca de 3 milhões de pessoas – para que se reconheça a importância do Tagus Universalis como Património da Humanidade.

Nós, aqui no JSA, prometemos acompanhar o desenrolar desta iniciativa.
.................
Ilustração: Fotografia recolhida em toledoaldia.com .

Sem comentários: