2007-10-18

Portugal Verde


Portugal Verde” é a designação de um programa – ambicioso, muito ambicioso – no âmbito da protecção do ambiente e da educação ambiental. Todavia, para a entidade promotora, “será o chapéu de uma série de iniciativas” para que “em torno de um mesmo tema: o futuro da terra (…), exista lugar para os nossos filhos”.

Um tema que recupera o lema de uma das precursoras dos partidos ecologistas na Europa – Petra Kelly: - “A terra não nos pertence. Foi-nos emprestada pelos nossos filhos” –, inicialmente enunciado pelo Chefe Índio Seattle, na sua carta ao Presidente Franklin Pierce, reivindicando o direito sobre a terra do seu povo. Uma carta que é uma declaração de princípios, fundamental na definição dos Direitos do Homem e das políticas de ordenamento do território.

A entidade promotora do programa “Portugal Verde” – a revista VISÂO – propõe-se, para marcar o Ano Internacional da Terra – concretizar (entre outros) os seguintes projectos:

- A edição da Visão Verde, no próximo dia 25 (07/10/25), “integralmente dedicada aos temas de defesa do ambiente e preservação da natureza”;

- “A plantação de árvores. No campo e nas cidades, em parceria com o Continente”;

- O desenvolvimento de espaços verdes nas zonas urbanas, “para recuperar, criar ou reequipar jardins públicos, limpar matas urbanas (…) e criar novas zonas de lazer ao ar livre para passeio, convívio ou prática de exercício físico de manutenção”;

- A criação de um microsite sobre Ambiente que será “um local de informação, debate e contributo dos leitores na área do ambiente”.

O programa é ambicioso. Esperamos que tenha êxito. E que de facto se desenhe um “Portugal Verde”.

Sem comentários: