2007-02-02

Contaminação atmosférica


Pela Newsletter Nº. 303 de Monografias.com é divulgado o trabalho Contaminantes atmosféricos y su vigilância, um documento que é susceptível de interessar aos leitores do JSA.

O autor, Emiliano Aránguez, da Consejería de Sanidad y Servicios Sociales da Comunidad de Madrid, depois de expor o problema da contaminação atmosférica e de identificar os principais contaminantes, esclarece em que consiste o exercício da vigilância da contaminação atmosférica e analisa o papel da saúde pública.

De acordo com o Resumo, Emiliano Aránguez “apresenta alguns conceitos básicos relativos à contaminação atmosférica” e acrescenta (tradução livre) que “embora, sob um ponto de vista sanitário, o nosso interesse se centre nos efeitos que produzem os contaminantes na saúde da população, é importante saber quais são os principais contaminantes, as suas fontes emissoras, as suas características físico-químicas, os métodos de captação e análise que utilizam as estações de controlo da contaminação atmosférica, os limites estabelecidos pela legislação vigente e as recomendações da Organização Mundial da Saúde relativamente aos níveis de risco risco”.

Recomendamos a leitura.

................................

Ilustração: imagem recolhida em www.izt.uam.mx/conta/ .

Sem comentários: