2005-11-24

Educação Ambiental

Quando anunciámos a realização das XIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, afirmámos que durante alguns anos fomos associados da ASPEA e que teríamos participado em algumas das Jornadas.

No fim de semana, ao folhearmos os documentos que nos propomos juntar ao currículo, no âmbito de um concurso (promovido pela Sub-Região de Saúde de Santarém) a que nos candidatamos, encontrámos o Programa das IV Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental que, sobre o tema “Indivíduo, Sociedade e Ambiente”, se realizaram em Aveiro, de 24 a 26 de Janeiro de 1997.

Lemos que no dia 25, entre as 14.30 e as 16.00 horas, um dos Workshops (em cuja organização colaborámos) foi sobre a ”Promoção da Educação da Saúde em Saúde Ambiental”. Um workshop orientado por:

- Dr. (*) Duarte d’Oliveira, Centro de Saúde de Salvaterra de Magos
- Dra. Anabela Falcão, Centro de Saúde de Vila Franca de Xira (**)
- Dr. Ernesto Fonseca, Centro de Saúde de Benavente

Passaram-se oito anos. Um espaço de tempo em que promovemos e (sobretudo) acompanhámos tecnicamente alguns programas de educação ambiental dos estabelecimentos escolares do concelho. Animados pelo mesmo objectivo: proteger e promover a saúde das pessoas pela protecção do ambiente e pela prevenção dos riscos associados a degradação ambiental.

Ao evocarmos estas Jornadas pretendemos apenas lembrar que em Portugal a história da intervenção dos TSA em Saúde Ambiental também se faz com workshops.
…………..

(*) Observámos à comissão organizadora que não éramos (e não somos) licenciados)

(**) Por motivos pessoais, não se deslocou a Aveiro.
……………….

Ilustração recolhida em
www.pucsp.br/linc/ blog/archives/000218.html

Sem comentários: