2005-11-09

10 de Novembro - Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento


Para informação dos leitores do JSA, divulgamos o comunicado hoje distribuído pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica:

Ciência Viva 9 de Novembro de 2005

Caros Amigos,

Um Nobel de Economia ao serviço da Paz?

Como pode um Nobel de Economia contribuir para a Paz?Um Nobel de Economia ao serviço da Paz?

Na próxima quinta-feira, 10 de Novembro, às 15h, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva assinala o Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento com uma pequena apresentação sobre o prémio Nobel da Economia em 2005, seguida de debate.

O prémio Nobel da Economia deste ano foi atribuído a Robert J.Aumann e Thomas C. Schelling pela teoria da decisão interactiva que contribuiu para a compreensão dos fenómenos do conflito e da cooperação, através da Teoria dos Jogos. De acordo com os resultados destes investigadores, a cooperação entre diferentes entidades não precisa de assentar na boa vontade ou nas boas intenções dos intervenientes, podendo surgir apenas a partir do cálculo do interesse próprio de cada um.

De acordo com a Academia Sueca, o trabalho destes dois investigadores contribuiu também para compreender "as guerras comerciais e de preços e como é que certas comunidades têm mais sucesso que outras na gestão de recursos comuns".

Joana Pais, do Instituto Superior de Economia e Gestão apresenta uma breve introdução do tema seguida de debate com o público. Durante a sessão, os jovens participantes realizarão alguns jogos para sentir de perto os dilemas que se colocam quando, para agir, é necessário ter em conta as acções do adversário.

Programa:

Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva

15:00h Auditório

Um Nobel de Economia ao serviço da Paz? Como a Teoria dos Jogos pode ajudar a resolver conflitos.

Joana Pais
Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa.

Actividade para escolas do ensino secundário e para o público em geral.

Entrada Livre.

Participe!

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