2005-10-14

Programa Nacional de Saúde Ambiental – Seminários


Pela Circular Informativa Nº. 44/DFI, de 05/09/06, da Direcção-Geral da Saúde, tomámos conhecimento da realização de dois seminários de carácter formativo sobre o Programa Nacional de Saúde Ambiental.

O
PNS (Plano Nacional de Saúde), prevê a elaboração do Programa Nacional de Saúde Ambiental com a finalidade de desenvolvimento de estratégias, e actividades, que contribuam para a eliminação de riscos ambientais e a obtenção de ganhos em Saúde

(…) Neste sentido a Direcção Geral da Saúde através da Divisão de Saúde Ambiental, propôs-se promover formação neste domínio sob a forma de dois seminários, a saber:

1º Seminário: Relação Saúde e Ambiente, dias 24 e 25 de Outubro, no auditório do INFARMED, sito no Parque da Saúde na Av. do Brasil nº53, em Lisboa.

2º Seminário: Saúde Ambiental: Que Perspectivas?, dias 9 e 10 de Novembro no auditório do INFARMED, sito no Parque da Saúde na Av. do Brasil nº53, em Lisboa.

(…) Os Seminários destinam-se a Dirigentes e Técnicos, dos Serviços de Saúde: Administrações Regionais de Saúde, Centros Regionais de Saúde Pública, Sub-Regiões de Saúde e Instituto Nacional de Saúde – Dr. Ricardo Jorge, sendo convidados os representantes das Direcções Regionais da Saúde dos Açores e da Madeira.

As inscrições são feitas em impresso próprio que deve ser enviado correctamente preenchido até à data limite de 17 de Outubro p.f., para a Direcção-Geral da Saúde - Divisão de Saúde Ambiental, Alameda D. Afonso Henriques nº. 45, 1049-005 Lisboa
”.

Aparentemente, os TSA (e os MSP) que exercem a profissão nos Serviços de Saúde Pública dos Centros de Saúde não poderão participar naqueles seminários. Hoje estamos a 14 de Outubro e ainda não recebemos a Circular Informativa. Portanto, talvez não seja só aparentemente…

2 comentários:

Manteigas disse...

Olá colega!!

Aconselho-o vivamente a ver o que se passa no "seu" serviço.
A circular que refere (44/DFI de 06.09.05) já aqui chegou faz tempo (Centro de Saúde da Póvoa de Santa Iria).

Das duas uma: (i) ou o centro de saúde onde exerce funções demora a fazer a distribuição da informação que recebe ou, (ii) a DGS decidiu exclui-lo, logo à partida, de uma eventual participação nos seminários. ;)

Saudações ambientais,
Vítor Manteigas

teessea disse...

Susana Filipe:

Diariamente, ao princípio da manhã ou ao fim da tarde, eu consulto as “Coisas” e o Fórum. Mas confesso que não sou tão regular a consultar o site da DGS.

Acções de Formação

Nesta matéria, as regras de co-financiamento do FSE não me preocupam muito. O que me preocupa, é saber que sem financiamento do FSE não há formação…

A Região de Lisboa e Vale do Tejo integra o distrito de Santarém.

Vítor Manteigas:

Não somente por razões ecológicas, eu sou favorável a que progressivamente se abandone o suporte de papel para a divulgação de informação. Mas o papel continua a ser o meio mais comum para a difusão das Circulares.

Até hoje, não recebi a Circular que menciono.