2005-10-03

Cine’Eco 2005


A Câmara Municipal de Seia vai levar a efeito de 21 a 30 de Outubro o Cine’Eco 2005 – XI Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela.

Ao todo inscreveram-se 168 filmes, oriundos de 40 países, cabendo agora ao júri de pré-selecção escolher os cerca de 60 filmes que irão concorrer às campânulas e aos prémios financeiros, que nesta edição ascendem a um total de € 16 mil Euros.

Para já há um recorde estabelecido: o número de países participantes é superior ao dos anos anteriores.

Numa altura em que a organização está a ultimar os preparativos do festival, já se sabe que em termos de iniciativas paralelas decorrerá um concerto de jazz na cerimónia de abertura, no dia 22, com Leo Gandelman e a sua Banda, vindo do Brasil a convite do Cine’Eco e que encerra a sua digressão por Portugal.

Para a cerimónia de encerramento e de entrega de prémios está previsto um concerto com o Grupo de Metais do Conservatório de Musica de Seia.

Nas Galerias da Casa da Cultura estará patente uma Exposição de Pintura do artista plástico Rosando.

Agenda 21 Local e Crescimento Sustentável

Em matéria ambiental, além de uma caminhada por “Trilhos da Serra”, destaca-se a realização de uma palestra sobre o tema “Agenda 21 Local e Crescimento Sustentável”, com a presença do grupo CIVITAS, da Faculdade de Ciências e Ambiente da Universidade Nova de Lisboa, coordenado pelo Professor Doutor João Farinha.

Releve-se que os municípios de Seia e de Mértola foram os primeiros no país a assinar o “Compromisso de Alboorg” (Dinamarca).

Nesta 11ª edição do CineECO, procuramos associar, os conteúdos dos princípios de Alboorg, recentemente assinados, às temáticas dos filmes a concurso.

No ciclo de cinema patente no decorrer do Festival serão exibidos filmes de intensa reflexão abordando temáticas como a Equidade e Justiça Social (pobreza e exclusão social) e as grandes alterações climáticas do planeta.

Nas galerias da Casa da Cultura funcionará uma oficina de ciência onde vão poder ser realizadas pequenas experiências orientadas para os mais novos despertando a curiosidade pelo conhecimento e pela inovação.

A composição dos júris ainda não é conhecida. Mas compreenderá Directores de outros festivais internacionais e figuras conhecidas do mundo do espectáculo, além de várias individualidades locais.

Para além dos filmes a concurso, o CineECO contará com vários ciclos temáticos que decorrerão nos vários espaços da Casa Municipal da Cultura.

Ciclos temáticos

No Cine-Teatro, durante a manhã serão exibidos filmes infantis para as crianças das escolas e jardins de infância do concelho. Entre outros, “Robot’s”, “Belleville Rendez-Vous”, “Sonho de uma noite de São João”, “O Gang dos Tubarões” e Madagáscar.

À tarde decorrerá um ciclo designado por “Da BD ao Cinema”, destinado aos alunos das escolas EB e Secundárias do concelho, onde serão exibidos filmes como “”Hulk”, “Batman – O início”, “Blade 2”, “Helboy” e “Imortal”.

Às 18.00 horas mantém-se o ciclo “Outras Terras outras gentes”, para a exibição de filmes tradicionalmente afastados dos circuitos comerciais, destacando-se “Bom Dia, Noite”, “Diários de Che Guevara”, “Noite Escura”, “A Costa dos Murmúrios”, “Maria Cheia de Graça”, e “Um longo Domingo de noivado”.

Ás 21:30 horas terá lugar um ciclo designado “Bolas Brancas” onde está prevista a exibição (entre outros) dos filmes ”Charlie e a Fábrica de Chocolate”, “A Queda: Hitler e o fim do Terceiro Reich”, “Guerra dos Mundos”, “Reino dos Céus”, “Á Procura da Terra do Nunca”.

O programa contempla ainda, à meia-noite de sexta e de sábado, a exibição de filmes do universo fantástico e/ou de terror.

Para o Grande Auditório está previsto um ciclo de filmes de homenagem a Hans Christian Andersen e um outro de homenagem a Júlio Verne.

No Pequeno Auditório decorrerá um ciclo de cinema Brasileiro contemporâneo, além de um ciclo designado “Peter Pan no Cinema”.

Parcerias e partcipação

A organização pretende levar o maior número de pessoas às salas da Casa da Cultura, pretendendo superar a média de anos anteriores que é de cerca de 10 mil espectadores nos 10 dias do Festival, sendo que a maior fatia é de alunos das escolas.

De resto, as escolas merecerão este ano maior atenção, já que é propósito da organização mobilizar também escolas para os filmes a concurso e pôr os alunos a falar com realizadores, membros do júri e directores do Festival.

Para ajudar a levar o Cine’ECO à comunidade, a Câmara Municipal procurará estabelecer parcerias com várias entidades locais, nomeadamente (entre outras) escolas, estabelecimentos comerciais, colectividades e bares da cidade e da região.

Director Técnico e Comissão Executiva

O Director Técnico do Festival é o realizador e critico de cinema, Lauro António. A Comissão Executiva integra Carlos Teófilo (Director Executivo) e Dina Proença e Mário Jorge Branquinho, da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Seia.

Sem comentários: