2005-07-13

Manual Merck de Saúde para a Família

O anúncio que preenche a contracapa do dossier “Dia do Médico”, distribuído pelo Público (edição de 05/07/11), não é um anúncio para se menosprezar. Informa-nos que a partir de agora é possível, pela Internet, aceder-se gratuitamente à consulta do Manual Merck de Saúde para a Família.

Já tivemos oportunidade de consultar aquela publicação que, como esclarece Robert Berkow, M. D., na Introdução, se baseia “ praticamente na sua totalidade, na obra O Manual Merck de diagnóstico e terapêutica, mais conhecido como O Manual Merck”.


Aos leitores do JSA comunicamos que podem aceder àquele Manual e obter “em linguagem corrente e objectiva” a informação que procuram sobre os mais variados “temas relacionados com a saúde e a doença”.

Mas, como adverte Robert Berkow, M. D., observamos que “Nenhum livro pode, no entanto, substituir a capacidade e o conselho de um médico, pois é ele quem está em contacto directo com o paciente. O Manual Merck. Saúde para a família não pretende substituir o médico nem constituir-se num livro de auto-consulta. Mais ainda, esperamos que a informação médica apresentada ajude o leitor a comunicar com o seu médico mais eficazmente e, dessa forma, a compreender de maneira mais exaustiva os problemas e as suas alternativas possíveis.

Sem comentários: