Na sequência de uma informação que nos foi transmitida, visitámos o site da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto e consultámos o “Guia da Agenda 21 na Escola – Ideias para implementação”.
Apresentado como sendo “um guia para que as escolas se possam tornar cada vez mais amigas do ambiente”, o Guia da Agenda 21 na Escola é um bom instrumento de trabalho (que pode ser descarregado livremente) que nos parece ser do interesse de todos os profissionais de saúde motivados para a Educação Ambiental.
Escrevem os autores que “o exercício da cidadania não é inato, deve ser aprendido. E as escolas têm esse papel (...) e de ensinar às crianças e jovens que podem ter uma parte activa na comunidade”.
Para uma melhor informação dos leitores do Jornal de Saúde Ambiental, divulgamos o Índice daquela publicação:
ÍNDICE
1. Introdução: o contexto em que surge a Agenda 21 na Escola
1.1 Um breve historial da Educação Ambiental e do conceito de Desenvolvimento Sustentável
1.2 Desenvolvimento Sustentável na Europa e em Portugal
2. Agenda 21 na Escola: do conceito à prática
2.1 A importância da escola
2.2 A Agenda 21 na Escola em pequenos passos
2.2.1 FASE DE MOTIVAÇÃO
2.2.2 FASE DE REFLEXÃO
2.2.3 FASE DE DIAGNÓSTICO
2.2.3.1 Diagnóstico sobre os conteúdos curriculares e os métodos de ensino e aprendizagem
2.2.3.2 Diagnóstico sobre o espaço onde se ensina e aprende
2.2.4 FASE DE ACÇÃO
2.2.5 FASE DE AVALIAÇÃO
2.2.5.1 Comunicar os resultados
3. Alguns recursos.
Apresentado como sendo “um guia para que as escolas se possam tornar cada vez mais amigas do ambiente”, o Guia da Agenda 21 na Escola é um bom instrumento de trabalho (que pode ser descarregado livremente) que nos parece ser do interesse de todos os profissionais de saúde motivados para a Educação Ambiental.
Escrevem os autores que “o exercício da cidadania não é inato, deve ser aprendido. E as escolas têm esse papel (...) e de ensinar às crianças e jovens que podem ter uma parte activa na comunidade”.
Para uma melhor informação dos leitores do Jornal de Saúde Ambiental, divulgamos o Índice daquela publicação:
ÍNDICE
1. Introdução: o contexto em que surge a Agenda 21 na Escola
1.1 Um breve historial da Educação Ambiental e do conceito de Desenvolvimento Sustentável
1.2 Desenvolvimento Sustentável na Europa e em Portugal
2. Agenda 21 na Escola: do conceito à prática
2.1 A importância da escola
2.2 A Agenda 21 na Escola em pequenos passos
2.2.1 FASE DE MOTIVAÇÃO
2.2.2 FASE DE REFLEXÃO
2.2.3 FASE DE DIAGNÓSTICO
2.2.3.1 Diagnóstico sobre os conteúdos curriculares e os métodos de ensino e aprendizagem
2.2.3.2 Diagnóstico sobre o espaço onde se ensina e aprende
2.2.4 FASE DE ACÇÃO
2.2.5 FASE DE AVALIAÇÃO
2.2.5.1 Comunicar os resultados
3. Alguns recursos.
Sem comentários:
Enviar um comentário