2005-06-15

Guia da Agenda 21 na Escola

Na sequência de uma informação que nos foi transmitida, visitámos o site da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto e consultámos o “Guia da Agenda 21 na Escola – Ideias para implementação”.

Apresentado como sendo “um guia para que as escolas se possam tornar cada vez mais amigas do ambiente”, o Guia da Agenda 21 na Escola é um bom instrumento de trabalho (que pode ser descarregado livremente) que nos parece ser do interesse de todos os profissionais de saúde motivados para a Educação Ambiental.

Escrevem os autores que “o exercício da cidadania não é inato, deve ser aprendido. E as escolas têm esse papel (...) e de ensinar às crianças e jovens que podem ter uma parte activa na comunidade”.

Para uma melhor informação dos leitores do Jornal de Saúde Ambiental, divulgamos o Índice daquela publicação:

ÍNDICE

1. Introdução: o contexto em que surge a Agenda 21 na Escola
1.1 Um breve historial da Educação Ambiental e do conceito de Desenvolvimento Sustentável
1.2 Desenvolvimento Sustentável na Europa e em Portugal

2. Agenda 21 na Escola: do conceito à prática
2.1 A importância da escola
2.2 A Agenda 21 na Escola em pequenos passos
2.2.1 FASE DE MOTIVAÇÃO
2.2.2 FASE DE REFLEXÃO
2.2.3 FASE DE DIAGNÓSTICO
2.2.3.1 Diagnóstico sobre os conteúdos curriculares e os métodos de ensino e aprendizagem
2.2.3.2 Diagnóstico sobre o espaço onde se ensina e aprende
2.2.4 FASE DE ACÇÃO
2.2.5 FASE DE AVALIAÇÃO
2.2.5.1 Comunicar os resultados

3. Alguns recursos.

Sem comentários: